iPhone 16 chega às lojas – mas os recursos de inteligência artificial da Apple, não

A Apple iniciou nesta sexta-feira, 20, o lançamento mundial do iPhone 16, seu novo modelo de smartphone, em quase 60 países, incluindo Estados Unidos, China, Índia e Brasil. Apesar do entusiasmo gerado pela chegada do aparelho, a principal novidade da nova linha, o software de inteligência artificial Apple Intelligence, ainda não estará disponível. O software, anunciado pela empresa em junho, só poderá ser baixado pelos usuários nas próximas semanas, após uma atualização do sistema operacional. As informações são da Bloomberg.

Esse atraso no lançamento do Apple Intelligence pode representar um desafio para a gigante da tecnologia, que já iniciou uma intensa campanha de marketing sobre as capacidades da IA. Para os consumidores, a ausência imediata desse recurso pode ser um fator de desmotivação na compra do novo aparelho, especialmente considerando que o hardware do iPhone 16 traz atualizações discretas em relação ao modelo anterior. A principal novidade é o botão sensível ao toque para controle da câmera, projetado para facilitar a captura de fotos e vídeos.

Melhoria modesta no hardware

O iPhone 16 chega em quatro versões: iPhone 16, 16 Plus, Pro e Pro Max. Os modelos padrão custam a partir de R$ 7.799, enquanto as versões Pro Max chegam a R$ 12.499. A primeira leva de pré-vendas começou na semana passada, e os consumidores começaram a receber os aparelhos hoje. No entanto, o sistema operacional embarcado nos dispositivos será o iOS 18, com a atualização necessária para habilitar o Apple Intelligence prevista para outubro.

Embora as vendas do iPhone 16 estejam começando, o impacto da ausência do Apple Intelligence nas primeiras semanas do lançamento permanece incerto. O software de IA foi anunciado como o grande diferencial do novo iPhone e está sendo testado por desenvolvedores desde junho. Agora, a versão beta pública está sendo disponibilizada para um público mais amplo, mas a versão final só será lançada em etapas nos próximos meses, com algumas funções programadas para chegar apenas em 2025.

Competição acirrada no mercado

Apesar dos obstáculos iniciais, analistas de Wall Street continuam otimistas sobre o desempenho da Apple, especialmente no crucial período de vendas de fim de ano. Espera-se que a receita da empresa cresça 8% no quarto trimestre de 2024, o maior avanço para o período desde 2021. A expectativa é que as melhorias de bateria e câmera, além da popularidade contínua da marca, sejam suficientes para atrair consumidores.

O iPhone 16 foi desenvolvido com foco total na integração com o Apple Intelligence, sendo o primeiro dispositivo da empresa construído “do zero” com essa tecnologia. No entanto, iPhones anteriores, como os modelos Pro e Pro Max do iPhone 15, também serão compatíveis com os novos recursos de IA, o que pode oferecer uma alternativa para quem prefere adiar a compra do novo modelo.

Além dos smartphones, a Apple também lançou novas versões de seus AirPods e Apple Watches. Os AirPods 4, com preços entre R$ 1.499 e R$ 1.999, trazem como principal novidade a opção de cancelamento de ruído, que antes era restrita ao modelo Pro, mais caro. No campo dos smartwatches, a empresa apresentou o Apple Watch Series 10, que traz uma tela maior e design mais fino, mas sem grandes inovações em relação ao modelo anterior.


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