Faaaaaala seus lindos!!! Tudo bem com vocês?
Hoje vamos falar de COBIT, um tema cobrado na nossa prova de TI do Concurso Público Nacional Unificado de 2024. E foi cobrado a cascata de objetivos, associando os objetivos às perspectivas do Balanced Scorecard.
Sobre essa questão cabe uma crítica: foi cobrada a versão 5 do COBIT, mesmo já existindo a versão mais atual, COBIT 2019, há praticamente 5 anos.
Mas como sempre digo, nós não brigamos com a prova! Então vamos entender como deveríamos ter raciocinado para chegarmos ao gabarito.
Vamos ver a questão
Um dos princípios do modelo COBIT é traduzir as necessidades das partes interessadas em uma estratégia exequível pela organização. Para isso, o modelo apresenta um mecanismo conhecido como cascata de objetivos, que suporta a tradução das necessidades das partes interessadas em objetivos corporativos específicos e objetivos de TI. Nesse contexto, o modelo COBIT apresenta os objetivos de TI estruturados de acordo com as dimensões do balanced scorecard de TI (BSC de TI).
O objetivo “Compromisso da gerência executiva com a tomada de decisões de TI” está relacionado à seguinte dimensão do BSC de TI:
(A) Financeira
(B) Cliente
(C) Legal
(D) Interna
(E) Treinamento e Crescimento
Tudo começa com o entendimento do que é a Cascata de Objetivos (Goals Cascade)!
O Goals Cascade, ou Cascata de Objetivos, é um conceito central tanto no COBIT 5 quanto no COBIT 2019. Ele descreve como os objetivos de governança e gestão de TI devem ser alinhados com as necessidades e expectativas das partes interessadas e, em última instância, com os objetivos estratégicos da organização. O processo de cascata de objetivos assegura que as atividades de TI estejam sempre orientadas para o cumprimento das metas organizacionais, promovendo a criação de valor.
No COBIT, o Goals Cascade funciona da seguinte maneira:
Necessidades e Direcionadores das Partes Interessadas: As necessidades das partes interessadas são identificadas e transformadas em objetivos empresariais acionáveis. Essas necessidades refletem as expectativas de diversos stakeholders, incluindo acionistas, clientes, fornecedores e reguladores.
Objetivos Corporativos ou Enterprise Goals (EG): Esses objetivos corporativos são refinados em objetivos específicos relacionados à TI que suportam a realização dos objetivos de negócios. No COBIT 2019, os Enterprise Goals foram consolidados, atualizados e reduzidos, deixando mais claros e refletindo melhor as necessidades modernas das organizações.
Objetivos de Alinhamento ou Alignment Goals (AG): Introduzidos no COBIT 2019, os Alignment Goals garantem que todos os esforços de TI estejam alinhados com os objetivos empresariais. Esta nova camada ajuda a evitar a incompreensão de que os objetivos de TI são exclusivamente internos ao departamento de TI, reforçando a ideia de que esses objetivos devem apoiar as metas de negócios mais amplas.
Objetivos de Governança e Gestão: Finalmente, os Enterprise Goals e Alignment Goals são desdobrados em objetivos específicos de governança e gestão, priorizando as atividades de TI com base na priorização dos objetivos corporativos.
Já a Cascata de Objetivos, cobrada na prova, foi a Goals Cascade do COBIT 5
No COBIT 5, o conceito de Goals Cascade é descrito em quatro passos principais:
Necessidades das Partes Interessadas: As necessidades das partes interessadas são transformadas em objetivos específicos e executáveis para a organização.
Desdobramento em Objetivos Corporativos: Essas necessidades são então traduzidas em objetivos corporativos, que são alinhados com as dimensões do Balanced Scorecard (BSC).
Cascata em Objetivos de TI: Os objetivos corporativos são mapeados em objetivos de TI, que são estruturados de acordo com as dimensões do BSC de TI.
Cascata em Metas de Habilitador: Os objetivos de TI são desdobrados em metas de habilitadores, como processos, estruturas organizacionais e recursos de informação, que são necessários para atingir os objetivos de TI.
Mas quais foram as mudanças do COBIT 5 para o COBIT 2019 em Relação ao Goals Cascade?
A principal delas é que o objetivo cobrado na prova não existe no Cobit 2019, o que dificultou muito a resolução da questão para quem estuda a versão atual.
Assim, enquanto o conceito de Goals Cascade permanece consistente nos dois frameworks, o COBIT 2019 trouxe evoluções significativas:
Consolidação e Atualização dos Objetivos: Os Enterprise Goals no COBIT 2019 foram consolidados e atualizados para refletir as necessidades modernas das organizações, especialmente no contexto da transformação digital.
Introdução dos Alignment Goals: Esta nova camada no COBIT 2019 assegura um alinhamento mais claro e robusto entre as metas de TI e as metas empresariais, reforçando a importância da TI como um facilitador estratégico.
Objetivos mais claros: No COBIT 2019, houve um esforço deliberado para clarificar os objetivos e evitar mal-entendidos sobre a natureza dos objetivos de TI, assegurando que eles sejam vistos como parte integrante da estratégia de negócios.
Em continuidade da análise da cascáta de objetivos, podemos fazer a comparação entre Objetivos de TI do COBIT 5 e Alignment Goals do COBIT 2019.
Questão considerada difícil, o qual temos como gabarito, após a análise dos objetivos do COBIT 5, gabarito alternativa A – Perspectiva Financeira.
E ai, gostaram de estudar mais um pouco sobre COBIT 2019, e algumas evoluções relacionadas ao COBIT 5?
E antes que eu me esqueça!! Temos um curso completo de Cobit 2019, com muitas questões que nos ajudam a compreender como as bancas cobram o conteúdo!
Bora estudar!!
Um grande abraço!!
Professor Darlan Venturelli
Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:
Deixe um comentário