Windows 11 (imagem: Guilherme Reis/Tecnoblog)
Uma das promessas que a Microsoft fez para a versão 24H2 do Windows 11 é um procedimento de atualização mais rápido. Promessa cumprida, pelo jeito: o Windows Update já é capaz de encurtar o tempo de instalação das atualizações, bem como consumir menos recursos do computador.
As atualizações do Windows são lançadas mensalmente para ajustar o sistema operacional, implementar recursos e, principalmente, corrigir falhas de segurança. Mas não é incomum que esse procedimento dure vários minutos. Em muitos casos, a reinicialização necessária para a instalação ser concluída também demora.
Para não correr o risco de deixar o computador inoperante durante períodos importantes, muita gente deixa para concluir as atualizações do Windows durante a hora do almoço ou à noite, por exemplo. É o que eu faço.
Mas, com as mudanças no Windows Update, tudo ficará mais ágil. Pelo menos é o que a Microsoft afirma. De acordo com a companhia, o Windows 11 24H2 se baseia em processamento paralelo de componentes, uso escalável de memória RAM e cache otimizado para tornar as atualizações mais rápidas.
Quanto? Em duas baterias de testes que a Microsoft executou, a instalação das atualizações ficou 43,6% e 45,5% mais rápida, enquanto o tempo de reinicialização do Windows 11 caiu 33,5% e 39,7%. Para completar, o tempo de uso da CPU para as atualizações caiu 15,3% e 25% nos mesmos testes.
É óbvio que os ganhos de desempenho nas atualizações variarão de máquina para máquina. Mas a Microsoft dá entender que, em maior ou menor medida, todo mundo deverá notar que o Windows Update ficou mais rápido.
Tem mais: os pacotes de atualização também ficarão um pouco menores. A Microsoft prevê uma redução do tamanho das atualizações de aproximadamente 200 MB, e isso deve otimizar o tempo de download.
Mas que fique claro: é preciso ter a versão 24H2 do Windows 11 para contar com tudo isso.
Surface Pro com Windows 11 (imagem: Thássius Veloso/Tecnoblog)
Windows 11 24H2 já está sendo liberado
A versão final do Windows 11 24H2 começou a ser liberada massivamente no início de outubro. Antes disso, o pacote estava sendo disponibilizado apenas para computadores da categoria Copilot+.
Além de um Windows Update mais ágil, a atualização traz diversos outros avanços para o sistema operacional. Entre eles estão:
variados recursos de inteligência artificial para computadores com NPU de 40 TOPS ou mais;
Suporte oficial a Wi-Fi 7;
Suporte melhorado a Bluetooth LE Audio;
Explorador de Arquivos mais intuitivo;
Suporte para criação de arquivos 7z e TAR no Explorador de Arquivos;
Compartilhamento de Wi-Fi via QR Code;
Controles de privacidade melhorados para Wi-Fi;
Integração melhorada com o Vincular ao Celular (Phone Link);
Novo modo de economia de energia para notebooks.
Deixe um comentário