Waymo fecha parceria com a Uber para ampliar robotáxis nos EUA

Andar em um carro autônomo já é realidade para milhares de americanos. Esse número deve aumentar ainda mais nos próximos meses, com o anúncio de uma parceria estratégica entre a Waymo e a Uber.

A Waymo é uma empresa que pertence à Alphabet, que é a proprietária do Google. Ela nasceu em 2009 com o objetivo de criar o “carro autônomo do Google”. Mudou o nome em 2016 e, de lá para cá, já colocou centenas de veículos do tipo nas ruas de algumas cidades americanas.

Leia mais

Waymo diz que carros sem motorista são 200% mais seguros

Uber: como alterar informações básicas

Reino Unido terá carros autônomos a partir de 2026

O aplicativo Waymo One já opera em Phoenix, São Francisco e Los Angeles e, de acordo com a empresa, realiza uma média de 50 mil viagens por semana. O número é expressivo, mas ainda muito abaixo das viagens tradicionais.

Leia também:  De imigração a economia: o debate entre Kamala e Trump em 9 pontos

Para aumentar seu alcance, a Waymo decidiu firmar um acordo justamente com uma dessas empresas mais tradicionais do setor. A partir do ano que vem, passageiros nas cidades de Austin e de Atlanta poderão chamar robotáxis da Waymo pelo aplicativo da Uber.

A Uber vem fechando acordos com empresas de carros autônomos para colocar robotáxis operando dentro da sua frota – Imagem: Matthew Nichols1/Shutterstock.

A expansão dos robotáxis

Os veículos autônomos da Waymo estão disponíveis no aplicativo Uber em Phoenix desde outubro de 2023.

A experiência funcionou e agora será expandida para outras partes dos EUA.

A Uber cuidará do gerenciamento da frota, como limpeza e reparo dos carros.

Já a Waymo vai supervisionar os testes e a operação das rotas, além de oferecer assistência na estrada e outras funções de suporte ao passageiro.

Leia também:  Novo ataque de Israel mata líder do Hamas no Líbano; entenda os desdobramentos do conflito

A empresa disse que continuará a operar o Waymo One em seus mercados atuais e futuros.

Mas deve ampliar também as parcerias, aumentando o número de robotáxis nas ruas.

Vale destacar que a subsidiária da Alphabet começou a testar robotáxis em Atlanta e a transportar seus próprios funcionários por Austin no início deste ano.

Geralmente esses são os primeiros passos que a Waymo toma antes de começar a oferecer seu serviço de transporte por aplicativo em novos mercados.

Os testes devem seguir pelas próximas semanas, com a data de estreia do serviço ao público ficando para o início de 2025.

A Waymo pertence à Alphabet, que é a empresa proprietária do Google – Imagem: Sundry Photography/Shutterstock

Futuro e investigação

Essa expansão nos negócios da Waymo ocorre em um momento em que a empresa está sendo investigada pela autoridade de trânsito dos Estados Unidos, a National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA).

Leia também:  Mello Araújo: quem é o vice de Ricardo Nunes

Em maio, os reguladores receberam 22 denúncias relacionadas aos veículos da companhia. Relatos que vão desde colisões até violações das leis de trânsito, como trafegar em vias e faixas proibidas.

Esses casos não abalam a Alphabet, que já prometeu investir ainda mais na empresa. A dona do Google disse recentemente que planeja investir US$ 5 bilhões (aproximadamente R$ 27 bilhões) na Waymo nos próximos cinco anos. A declaração foi dada pela diretora financeira da Alphabet, Ruth Porat, segundo o TechCrunch.

Por ora, nós, brasileiros, seguimos acompanhando essas notícias de longe. E com certa ansiedade. Não sei vocês, mas eu não vejo a hora de entrar em um desses carros.

As informações são do TechCrunch.

O post Waymo fecha parceria com a Uber para ampliar robotáxis nos EUA apareceu primeiro em Olhar Digital.


Publicado

em

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *