A cerveja é uma das bebidas mais populares em todo o Reino Unido. Reunir-se com os amigos em pubs ao redor de pequenos barris de bebida faz parte da cultura do país e também é uma atração turística. No entanto, parece que os britânicos podem ter que se adaptar a ter menos álcool à disposição.
Cientistas da Universidade de Cambridge escolheram focar exatamente nas amadas torres de cerveja para tentar reduzir o consumo excessivo da população. A equipe realizou um experimento, reduzindo a quantidade de bebida alcoólica servida em bares, e constatou que essa abordagem foi eficaz. Mas será que os britânicos vão gostar disso?
Menos cerveja, logo menos consumo
No total, 12 bares no Reino Unido participaram do experimento, reduzindo a quantidade de álcool em servidas aos clientes.
No Reino Unido, as bombas de cerveja utilizam pints imperiais como medida, que equivalem a 568 mililitros cada.
Os pints foram reduzidos em dois terços de seu valor total e tiveram o preço ajustado proporcionalmente.
O resultado: a venda de álcool por volume — tanto cerveja de pressão quanto garrafas e latas — nos bares caiu em média 9,6% durante as quatro semanas do teste.
A equipe de pesquisa escreveu em seu artigo que a redução na medida pode ajudar a diminuir o consumo de álcool e, consequentemente, o risco de sete tipos de câncer e outras doenças associadas.
No entanto, mesmo com os benefícios para a saúde, será que essa mudança será bem aceita?
Leia mais:
Como fazer as pessoas beberem menos álcool?
Cerveja e whisky estão ameaçados pelas mudanças climáticas, mas…
Essa é a máquina dos sonhos para quem quer fazer a própria cerveja
Quebrar a tradição em prol da saúde
Pesquisas anteriores mostraram que reduzir o tamanho das porções de vinho também diminui o consumo de álcool. Essa é uma opção simples para melhorar a saúde e reduzir o abuso. Mas estamos falando do Reino Unido.
A principal questão em reduzir o tamanho padrão das cervejas é mexer com uma tradição muito antiga e enraizada. A Inglaterra utiliza essa medida desde 1698. Além disso, essa alteração impactaria o rendimento financeiro dos pubs. Apenas 12 locais participaram do estudo, e todos eles viram suas receitas diárias diminuírem.
Ainda assim, a equipe de pesquisa afirma que os clientes não se opuseram fortemente à mudança. No entanto, não se sabe se a aceitação seria a mesma se a medida fosse adotada de forma ampla. Reduzir o consumo pode ajudar a diminuir as cerca de 10.000 mortes anuais relacionadas ao álcool no Reino Unido. Resta saber se os britânicos aceitarão as recomendações médicas.
A pesquisa foi publicada na PLOS Medicine.
O post Ter menos cerveja nos pubs do Reino Unido pode reduzir consumo de álcool apareceu primeiro em Olhar Digital.
Deixe um comentário