O Spotify liberou nesta terça-feira (24) o recurso de inteligência artificial que permite a criação de listas de reprodução personalizadas a partir de descrições de textos em mais quatro países. A ferramenta pode ser acessada por assinantes Premium, com valor mínimo de US$ 5,99 para estudantes ou US$ 11,99 para demais clientes.
O sistema AI Playlist já tinha sido lançado no Reino Unido e na Austrália tanto para Android quanto para iOS, e, agora, foi expandido para demais países de língua inglesa: Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Nova Zelândia. Por enquanto, não há previsão de chegada da tecnologia ao Brasil.
O recurso pode ser acessado no botão “+” no canto superior da biblioteca do Spotify. Um chat será aberto para descrever a lista desejada, como “músicas assustadoras para tocar durante o Halloween” ou “músicas relaxantes para tomar banho”. Para salvar a playlist, basta tocar no botão “Criar”, no canto superior direito.
O Spotify pediu a alguns de seus funcionários que contassem as experiências com a nova ferramenta. A cientista de dados sênior Annabelle Rolland pediu uma playlist de “músicas descoladas e animadas para ajudar a desempacotar caixas em minha nova casa”. O resultado foi uma lista chamada Energized Unpacking Grooves. Já o engenheiro iOS sênior Renato Gamboa pediu “House music do deserto para dirigir por Joshua Tree”, na Califórnia, e disse que teve uma experiência inesquecível.
Leia Mais:
Spotify lança IA que transforma texto em playlists
Spotify vai cobrar por letras de músicas? Decisão foi tomada!
Spotify lança controle parental nas contas de crianças do plano familiar
IA ainda limitada
A versão está disponível apenas para aparelhos móveis, e não há previsão de quando o sistema de IA poderá ser acessado pelo desktop ou aplicativos da internet.
Cada playlist contém 30 músicas que podem ser ajustadas de acordo com o desejo do assinante, que pode solicitar mudanças de ritmo ou vibrações, por exemplo. As descrições que especificam gênero, década, humor ou artista tendem a entregar melhores resultados.
A ferramenta aceita diversas referências, mas possui restrições com fatos não relacionados à música, marcas e conteúdos de teor ofensivo. A empresa de streaming informou que pretende continuar inovando nesse novo tipo de experiência, e que trará novidades em breve.
O post Spotify libera criação de playlist personalizada com IA para novos países apareceu primeiro em Olhar Digital.
Deixe um comentário