Snapdragon 8 Elite é o novo chip da Qualcomm para celulares avançados

Celular com Snapdragon 8 Elite (imagem: divulgação/Qualcomm)

Snapdragon 8 Elite é o nome do novo chip da Qualcomm para celulares de alto desempenho. A novidade chega com a missão de suceder o Snapdragon 8 Gen 3. Para isso, a companhia segue na estratégia de combinar aumento expressivo de desempenho com otimização do consumo de energia.

Quem acompanha o ecossistema de produtos da Qualcomm pode ter estranhado o nome. Em 2021, a companhia lançou o Snapdragon 8 Gen 1 e atualizou a linha mantendo essa nomenclatura, mas mudando o final para “Gen 2” e “Gen 3” nas versões sucessoras. Com isso, o novo chip deveria ser chamado de “Gen 4”, mas a Qualcomm preferiu a denominação Snapdragon 8 Elite.

É uma confusão de nomes, mas o que mais nos interessa é aquilo que o novo chip oferece. Pois bem, começa com a litografia, um processo de 3 nanômetros da TSMC.

Depois vem a combinação de núcleos de CPU: são dois núcleos Prime de alto desempenho que funcionam a até 4,32 GHz, além de seis núcleos Performance um pouco mais simples com frequência de até 3,53 GHz.

Leia também:  Agressão de Datena a Marçal desvirtua debate mais focado em conteúdo até aqui

Os núcleos Prime compartilham uma memória cache L2 de 12 MB. Os núcleos Performance também. O total de cache L2 chega a 24 MB, portanto. Leve em conta ainda que cada núcleo Prime tem 192 KB de cache L1, enquanto cada núcleo Performance conta com 128 KB de L1.

O Snapdragon 8 Elite pode ainda trabalhar com até 24 GB de memória LPDDR5x de até 5,3 GHz operando em dual channel.

Para o quesito gráficos, a Qualcomm implementou, no Snapdragon 8 Elite, uma GPU Adreno (o modelo exato não foi revelado, mas, supostamente, é o Adreno 830) que suporta telas 4K em até 60 Hz ou QHD+ em até 240 Hz.

Resumo de recursos do Snapdragon 8 Elite (imagem: divulgação/Qualcomm)

O que tudo isso representa em termos de desempenho?

Sempre são os testes independentes que dão uma noção clara sobre o desempenho de um chip. De todo modo, a Qualcomm afirma que o Snapdragon 8 Elite alcança até 45% mais desempenho de CPU (tanto em núcleo único quanto em multicore) e 40% mais desempenho de GPU em relação ao Snapdragon 8 Gen 3. Ainda nesse comparativo, a performance em ray tracing é 35% superior no novo chip.

Leia também:  Como ver quem segue você no Facebook

Ao mesmo tempo, o Snapdragon 8 Elite tem eficiência energética até 44% superior em CPU e 40% maior em GPU, novamente em relação à geração anterior, segundo a Qualcomm.

A companhia também destaca o ganho de desempenho em recursos para inteligência artificial. É o caso da NPU Hexagon que equipa o Snapdragon 8 Elite, até 45% mais rápida na comparação com o mesmo componente do Snapdragon 8 Gen 3, apresentando também até 45% mais desempenho por watt.

Chris Patrick, da Qualcomm, comenta o aspecto do desempenho, mas dá destaque especial aos recursos para inteligência artificial do novo chip:

Com recursos de CPU, GPU e NPU de ponta, o Snapdragon 8 Elite oferece avanços expressivos de desempenho e eficiência energética.

Além disso, ele revoluciona as experiências móveis ao oferecer IA generativa multimodal personalizada diretamente no aparelho, permitindo compreensão de fala, contexto e imagens para aprimoramento generalizado, indo de produtividade até tarefas criativas enquanto prioriza a privacidade do usuário.

Leia também:  Irã nunca desistirá de seu programa de mísseis, diz presidente iraniano

Chris Patrick, vice-presidente sênior de dispositivos móveis da Qualcomm

Snapdragon 8 Elite é voltado a celulares high-end (imagem: divulgação/Qualcomm)

O que mais o Snapdragon 8 Elite oferece?

Outros recursos do Snapdragon 8 Elite dignos de nota incluem:

modem Snapdragon X80 com suporte a 5G mmWave e sub-6 GHz;

suporte a Wi-Fi 7, Bluetooth 6.0, Bluetooth LE Audio e UWB;

tecnologia de recarga rápida Qualcomm Quick Charge 5;

suporte a armazenamento no padrão UFS 4.0;

tecnologias para áudio Qualcomm aptX Adaptive e Aqstic;

processador de sinal de imagem (ISP) Spectra capaz de registrar fotos de até 320 megapixels;

suporte a APIs gráficas como Nanite (Unreal Engine).

Os primeiros dispositivos baseados no Snapdragon 8 Elite já estão sendo anunciados. Um deles é o Realme GT 7 Pro. Espera-se que o Xiaomi 15 também seja anunciado em breve com a novidade. Em um futuro um pouco mais distante, o chip deve aparecer em smartphones como o Samsung Galaxy S25.

Snapdragon 8 Elite é o novo chip da Qualcomm para celulares avançados


Publicado

em

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *