A relação entre a Rússia e o Google pirou desde o início da guerra na Ucrânia, em fevereiro de 2022. No entanto, agora parece ter azedado de vez. A justiça do país anunciou a aplicação de uma nova multa contra a empresa de tecnologia.
Dessa vez, as autoridades russas entenderam que o Google desrespeitou as leis do país ao bloquear 17 canais de televisão estatais ou pró-Kremlin no YouTube. O que impressiona é o valor exigido pela justiça da Rússia.
Multa é considerada impagável
O processo em questão se iniciou em 2020, quando o YouTube bloqueou as contas das televisões TV Tsargrad e RIA FAN por “violações da legislação sobre sanções e regras comerciais”. Em agosto, a Tsargrad apelou ao Tribunal de Arbitragem de Moscou.
Um mês depois, a justiça russa ordenou a liberação das contas, sob pena de 100 mil rublos diários (R$ 5,9 mil), com duplicação progressiva da multa diária a cada semana que o pagamento não fosse realizado. As contas seguem bloqueadas até hoje.
Dessa forma, as autoridades russas agora exigem o pagamento de dois undecilhões de rublos (2,5 decilhões de dólares). Você não leu errado. A multa aplicada é de 2.500.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000 de dólares. Em reais, isso equivale a 14.421.491.892.250.000.000.000.000.000.000.000.
Em meio ao impasse e ao valor exorbitante, a Rússia foi a tribunais de outros países para pedir valores ao Google. O país processou a empresa na Espanha, Turquia, África do Sul e Hungria, exigindo o pagamento das multas. A companhia de tecnologia, por sua vez, entrou na Justiça nos Estados Unidos e no Reino Unido contra os donos dos canais Russia Today, Tsargrad e Spas, com a intenção de impedir o avanço dos processos contra a empresa.
Leia mais
Google proíbe a criação de novas contas na Rússia – entenda
Rússia pode bloquear Google, Android e iOS; entenda
Rússia condena porta-voz da Meta a seis anos de prisão por “terrorismo”
Google, Meta e Tiktok pagam multas impostas pela Rússia
Rússia multa Google por informações “falsas” sobre guerra na Ucrânia
Antecedentes envolvendo o Google na Rússia
A empresa sofre pressão do governo russo desde o início da invasão à Ucrânia.
O regime de Putin acusa o Google por não remover conteúdo relacionado à guerra que Moscou considera ilegal.
Além disso, afirma que a companhia bloqueia canais no YouTube da mídia russa e de figuras públicas pró-Moscou.
Por conta da situação, a justiça da Rússia já multou a empresa em algumas oportunidade e até proibiu o acesso de usuários ao Google Notícias, um agregador de notícias que costuma vir pré-instalado em celulares e tablets com Android.
O post São muitos zeros! Rússia aplica maior multa da história contra o Google apareceu primeiro em Olhar Digital.
Deixe um comentário