Rodrigo Amorim tem candidatura a prefeito do Rio indeferida pelo TRE-RJ

O candidato a prefeito do Rio de Janeiro e deputado estadual Rodrigo Amorim (União) teve sua candidatura indeferida novamente pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) nesta quinta-feira (3). A decisão foi unânime e respondeu a um recurso da defesa do candidato, que foi condenado em maio deste ano pelo crime de violência política e de gênero.

A Corte rejeitou o recurso e manteve a condenação de Amorim por uma sessão extraordinária na Assembleia Lesgislativa do estado em 2022, quando o deputado teria proferido palavras “ofensivas” a vereadora transexual Benny Briolly (PSOL), de Niterói, chamando-a de “aberração da natureza”.

Leia também:  Congresso deve finalizar até esta terça votação de projeto que muda regras de emendas parlamentares

Leia Mais

Aliados sentem falta de Bolsonaro na campanha de Nunes

Índice CNN aponta que cerca de 60 cidades devem ir ao 2º turno

PF já apreendeu R$ 11 milhões em espécie em ações contra irregularidades em propaganda eleitoral

O parlamentar foi condenado anteriormente a prestar serviços comunitários e ao pagamento de 70 salários-mínimos.

“Cuida-se de uma restrição pessoal ao exercício do ius honorum a desautorizar a participação do indivíduo, como candidato, no processo de escolha popular indispensável à investidura em cargos parlamentares ou na Chefia do Executivo, considerando-se, em ambos os casos, as três esferas políticas que integram a Federação”, afirma a decisão do desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira em nova decisão.

Leia também:  Quando vai chover em SP? Veja previsão do tempo para Brasil nesta quinta-feira

A ação foi movida pela coligação “O Rio Merece Mais”, composta pelos partidos PSOL, Rede e PCB. O PSOL tem hoje o deputado federal Tarcísio Motta como candidato à Prefeitura da capital fluminense.

A equipe de Amorim informou que sua candidatura segue “nas ruas” e que sua equipe jurídica vai recorrer da decisão.

“O candidato Rodrigo Amorim (União Brasil) informa que seus advogados entrarão com recurso, o qual possui efeito suspensivo automático e, com isso, sua candidatura segue tanto nas ruas, quanto na urna e que participará do debate normalmente”, informou em nota.

Leia também:  De imigração a economia: o debate entre Kamala e Trump em 9 pontos

Este conteúdo foi originalmente publicado em Rodrigo Amorim tem candidatura a prefeito do Rio indeferida pelo TRE-RJ no site CNN Brasil.


Publicado

em

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *