Reino Unido conclui que dominância de Apple e Google no mercado de navegadores atrapalha inovação

A Autoridade de Mercados e Competição (CMA) do Reino Unido concluiu que o mercado de navegadores na região não está “funcionando bem” e que Google e Apple têm tido práticas que estão “retardando a inovação”. O órgão diz ter identificado uma série de recursos no mercado de navegadores que restringem a competição.

“Os problemas que identificamos significam que os consumidores podem estar perdendo novos recursos ao usar navegadores móveis; e as empresas estão limitadas em sua capacidade de alcançar consumidores por meio de aplicativos de navegador”, diz em documento de 611 páginas publicado nesta quarta-feira, 12.

A maioria das preocupações identificadas estão relacionadas às políticas da Apple que determinam como os navegadores atuam em dispositivos da companhia. Um dos exemplos que o órgão cita é a imposição da Apple de que navegadores de terceiros utilizem o próprio mecanismo da Apple, WebKit, que determina o que os navegadores móveis concorrentes podem fazer no iOS, sistema operacional da fabricante de iPhones.

O órgão também conta com investigações em andamento sobre a possibilidade de designar Google e Apple como detentores de status estratégico (SMS) na concorrência de mercados digitais,que diz respeito aos serviços de ecossistemas móveis das companhias.

O relatório final recomenda que se Apple e Google entrarem na categoria de SMS, a CMA deve considerar “impor intervenções apropriadas”. Isso pode incluir medidas que propiciem a competição entre navegadores e o poder de escolha dos usuários.

A investigação do CMA, entretanto, não encontrou preocupações relacionadas ao setor de jogos em nuvem. A Apple realizou mudanças significativas em seu setor de jogos ao longo da investigação que a CMA considerou positiva para a competição, informa a autoridade.

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