Qual é a diferença entre a Casa Branca e o Capitólio?

A um mês da eleição presidencial nos Estados Unidos, disputada pela vice-presidente democrata, Kamala Harris, e o republicano e ex-presidente Donald Trump, as atenções estão voltadas para a capital americana, Washington, D.C. O vencedor passará a ocupar a Casa Branca, um dos prédios governamentais mais importantes da cidade.

O que é e como funciona a Casa Branca?

A Casa Branca é a sede do Poder Executivo federal dos Estados Unidos e a residência oficial do presidente em exercício, localizada na 1600 Pennsylvania Avenue. O prédio também já foi conhecido como “Palácio do Presidente”, “Casa do Presidente” e “Mansão Executiva”. Apenas em 1901 o presidente Theodore Roosevelt oficializou o nome popularmente conhecido na atualidade.

Leia Mais

Vance diz que visão de Melania Trump sobre aborto não muda posição da campanha

Trump tenta conter avanço de democratas na Carolina do Norte

Trump sugere que acredita que Israel deveria atacar instalações nucleares do Irã

O local da construção foi escolhido pelo primeiro presidente americano, George Washington, em 1971. No entanto, o primeiro presidente a morar na Casa Branca foi John Adams, acompanhado da esposa, Abigail Adams. Desde então, todos os presidentes americanos se mudaram para a residência oficial após serem eleitos.

Leia também:  XEC: a nova variante do coronavírus que pode se espalhar pelo mundo


• CNN Brasil

A Casa Branca, apesar de ser a residência privada do chefe de Estado, também possui áreas abertas ao público para visitação.

Veja algumas curiosidades sobre a Casa Branca:

Tem 132 quartos, 35 banheiros e 6 andares.
Há também 412 portas, 147 janelas, 28 lareiras, 8 escadas e 3 elevadores.
A cozinha tem capacidade para servir mais de 1.000 convidados.
Para cobrir toda a superfície externa, seriam necessários 570 galões de tinta.
Durante a Guerra Anglo-Americana de 1812, os britânicos atearam fogo à construção.

E o que é o Capitólio?

Além da Casa Branca, Washington, D.C. também abriga a sede do Poder Legislativo, o Capitólio. Dentro deste prédio, estão localizados o Senado e a Câmara dos Representantes dos Estados Unidos. Juntas, as duas Casas formam o Congresso americano, responsável por discutir, debater e deliberar a política nacional, desenvolver consenso e elaborar as leis do país.

Leia também:  Bitcoin oscila positivamente após corte de juros pelo Fed

A Câmara dos Representantes conta com 435 assentos, ocupados pelos candidatos eleitos para mandatos de dois anos. Já os senadores cumprem mandatos de seis anos, de modo que um terço das 100 cadeiras são renovadas a cada dois anos. Os congressistas são eleitos nos anos de eleição presidencial, como 2024, mas também nas eleições de meio de mandato, como ocorreu em 2022

Construído em 1793, o Capitólio é o prédio central do Campus do Capitólio, que inclui os principais gabinetes do Congresso e três edifícios da Biblioteca do Congresso. O prédio também é um museu de arte e história americana que recebe visitas guiadas.

Leia também:  “Apoio à cripto como questão eleitoral veio para ficar”, diz Coinbase; ações dispararam 30%

Em 6 de janeiro de 2021, milhares de apoiadores de Donald Trump invadiram o Capitólio, atacando a polícia e ameaçando enforcar o então vice-presidente Mike Pence.

Isso aconteceu durante a sessão conjunta do Congresso que confirmaria a vitória de Joe Biden, tradição e rito para transição de governo nos EUA. Parlamentares tiveram que sair às pressas do local e retomar a sessão na madrugada do dia seguinte.

Veja algumas curiosidades sobre o Capitólio:

É composto por cinco andares.
Também foi queimado em 1814, durante a Guerra Anglo-Americana.
Tem quase 140 mil m².

Eleições nos EUA: O que é voto facultativo e por que ele é adotado

Este conteúdo foi originalmente publicado em Qual é a diferença entre a Casa Branca e o Capitólio? no site CNN Brasil.


Publicado

em

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *