Painéis solares podem elevar as temperaturas em cidades durante o dia e diminuí-las à noite, aponta um novo estudo publicado na Nature Cities. De acordo com simulações meteorológicas, a equipe aponta que, em períodos de pico do verão, a temperatura de uma cidade com cobertura completa de placas solares pode aumentar até 1,5°C durante o dia e cair até 0,6°C à noite.
Entenda:
Um estudo publicado na Nature Cities aponta que a cobertura total de telhados com painéis solares pode provocar um aumento nas temperaturas de cidades;
Nos picos de verão, as placas podem causar uma elevação de até 1,5°C durante o dia, e uma queda de até 0,6°C à noite;
Dada a relevância dos painéis solares como fonte de energia renovável, a equipe destaca a importância de soluções para barrar o aumento de temperatura – como o uso de materiais refletivos e vegetações;
Os cientistas também propõem sistemas híbridos que usam o excesso de calor para produzir água quente.
Apesar da descoberta, os cientistas não descartam os painéis solares como uma fonte relevante de energia renovável, mas destacam a importância de desenvolver soluções para barrar a desvantagem do aumento de temperatura – como o uso de materiais refletivos e vegetações.
Leia mais:
Inusitado? Startup vai instalar painéis solares em trilhos de trem
Novo material promete substituir painéis solares e carregar de tudo
Painéis solares em rodovias podem reduzir emissão de carbono e gerar eletricidade
Como solucionar o aumento de temperaturas com os painéis solares?
Na pesquisa, os cientistas avaliaram o impacto das coberturas de painéis solares em cinco cidades: Sydney (Austrália), Austin (EUA), Atenas (Grécia), Bruxelas (Bélgica) e Calcutá (Índia) – cujos dados foram comparados aos das demais cidades. Todas as simulações indicaram “um aumento significativo da temperatura durante o dia”.
“Quando painéis são instalados em telhados, eles absorvem uma quantidade significativa de energia solar, convertendo parte dela em eletricidade e gerando calor no processo. Isso se deve principalmente ao menor coeficiente de reflexão dos painéis, mas também ao fluxo de ar sobre a parte superior e inferior que amplifica o efeito de aquecimento”, diz Mattheos Santamouris, coautor do estudo, via Tech Xplore.
Além do já mencionado uso de materiais refletivos, uma das soluções propostas pela equipe são os chamados sistemas fotovoltaicos híbridos, que integram os painéis solares a um sistema de coleta que usa o excesso de calor absorvido para produzir água quente.
O post Painéis solares podem influenciar as temperaturas das cidades, aponta estudo apareceu primeiro em Olhar Digital.
Deixe um comentário