As últimas horas foram de turbulência na OpenAI. Pouco depois da saída da diretora de Tecnologia, Mira Murati, mais dois funcionários do alto escalão anunciaram que também estão deixando a empresa. São eles: o diretor de Pesquisa, Bob McGrew, e o vice-presidente de Pesquisa, Barret Zoph.
O CEO da companhia, Sam Altman, confirmou as baixas em uma publicação no X (antigo Twitter). Segundo ele, os 3 tomaram a decisão de forma “independente” e as rescisões foram “amigáveis”.
Leia mais
Mais chips e data centers: o ambicioso plano da OpenAI para o futuro
Hype ou verdade? ‘Pai’ do ChatGPT acredita que IA vai salvar o mundo
Qual empresa mais investiu em IA pós-ChatGPT? Resposta pode te surpreender
Altman utilizou a mesma postagem para informar quem serão os substitutos. Mark Chen foi promovido a novo vice-presidente sênior de Pesquisa e será o responsável pela área ao lado de Jakub Pachocki, o cientista-chefe.
Outra mudança é que Matt Knight, ex-chefe de Segurança, assumirá agora o cargo de diretor do setor. E o cientista-pesquisador Josh Achiam vai cuidar do que Altman chamou de “alinhamento de missão”.
Com as saídas de Murati e McGrew, a OpenAI chegou à incômoda marca de cinco diretores desligados em 2024.
Saída da ex-diretora de Tecnologia Mira Murati foi uma das mais sentidas pelo mercado – Imagem: Reprodução/OpenAI
Alguns outros nomes
Além dos 3 já citados, também deixaram a companhia em 2024 o cientista-chefe e cofundador da OpenAI, Ilya Sutskever, e outro cofundador da empresa, John Schulman
Schulman foi se juntar à rival Anthropic.
Greg Brockman, presidente da OpenAI, também anunciou uma licença em agosto – disse que tiraria um ano sabático.
A saída mais sentida, no entanto, foi mesmo a de Mira Murati.
Isso porque ela teve papel importante no desenvolvimento dos dois principais produtos da empresa: o ChatGPT e o gerador de imagens Dall-E.
Além disso, Murati também assumiu brevemente o cargo de CEO interina em novembro do ano passado, durante a crise que levou à demissão de Sam Altman (que voltou pouco depois e permanece até hoje).
O CEO da OpenAI, Sam Altman, quer promover algumas mudanças estruturais dentro da empresa – Imagem: photosince/Shutterstock
O que está acontecendo com a OpenAI?
Todas essas saídas ocorrem em um momento de mudança de rota dentro da OpenAI. A companhia, que nasceu como um laboratório de pesquisa sem fins lucrativos, quer mudar seu status, passando a permitir o recebimento de lucros.
A alteração tornaria a OpenAI ainda mais atrativa para os investidores, além de permitir que seus líderes ganhem mais dinheiro. De acordo com a rede americana CNBC, o CEO Sam Altman pode ficar com 7% de participação nessa história.
E 7% em lucros é uma baita grana! Segundo a Bloomberg, a OpenAI está em negociações para uma nova rodada de captação de recursos que pode avaliar a empresa em US$ 150 bilhões!
Nós, mortais, assistimos a esse jogo de xadrez à distância. E torcemos para que as mudanças de rota e de pessoas não prejudiquem essa gigante da tecnologia.
As informações são do Tech Crunch.
O post OpenAI tem novas baixas após saída de importante executiva apareceu primeiro em Olhar Digital.
Deixe um comentário