Recentemente, uma pesquisa descobriu que há 14 mil anos uma das maiores tempestades solares atingiu a Terra. Essas gigantes tempestades solares são chamadas de Evento de Miyake.
Na ocasião, o planeta foi bombardeado com uma enorme dose de radiação cósmica. Isso pode ter sido causado por uma nuvem de plasma magnetizado que se move com rapidez, conhecido como Ejeção de Massa Coronal (EMC), lançado no espaço por uma erupção solar.
Até o momento, entre seis e oito Eventos de Miyake foram identificados. O mais recente ocorreu há 1030 anos, segundo artigo do Live Science. Em 2012, a então estudante de pós-doutorado Fusa Miyake descobriu uma grande quantidade de carbono-14 em anéis de árvores que aconteceu há 1250 anos. Estudos mostraram que uma provável causa para isso seria uma explosão de partículas pelo Sol.
A maior tempestade solar observada e registrada pela humanidade foi o Evento de Carrington, que ocorreu em 1859. O episódio não foi suficiente para deixar marcar nos anéis das árvores, da mesma forma que os Eventos de Miyake.
Representação artística de uma supertempestade solar atngindo a Terra. Crédito: a.ffed – Shutterstock
Apesar disso, o Evento de Carrington produziu em uma enorme e brilhante fagulha visível para os astrônomos na Terra durante cinco minutos. A energia equivalente foi de cerca de 10 bilhões de bombas nucleares de 1 megaton.
Leia também
Sol dispara segunda erupção mais poderosa dos últimos tempos em direção à Terra
Estudo brasileiro muda tudo o que sabemos sobre explosões solares
Erupção solar arranca a ‘cauda’ do campo magnético da Terra
Os Eventos de Miyake são ainda maiores. Cientistas calculam que o mais recente era 80 vezes mais poderoso do que o Evento de Carrington. O episódio de 14 mil anos atrás era ainda o dobro disso.
Quando vai ser o próximo Evento de Miyake
Se um evento dessa magnitude atingisse a Terra novamente, o efeito seria desastroso. Iria danificar de forma permanente redes elétricas, resultando em longos apagões. Além disso, prejudicaria os satélites, o que iria impactar nas telecomunicações e serviços de localização.
Pesquisadores acreditam que os Eventos de Miyake são raros, mas ocorrem dentro de algum intervalo. Atualmente, o Sol se aproxima de sua atividade máxima, em um ciclo que dura 11 anos. Não há indicações de que isso pode aumentar as chances do Sol produzir outra super fagulha. Mas há previsões de que os Eventos de Miyake ocorrem a cada mil anos, aproximadamente.
O post O que são os Eventos de Miyake? E quando pode ser o próximo? apareceu primeiro em Olhar Digital.
Deixe um comentário