Cientistas buscam de forma quase implacável planetas que sejam semelhantes à Terra. Além disso, poder ajudar a revelar alguns segredos sobre a formação do nosso planeta, locais com condições parecidas com a nossa casa podem significar a existência de vida extraterrestre e até revelar qual será o nosso futuro. Neste sentido, pesquisadores acabaram de fazer uma descoberta impressionante.
Planeta orbita uma anã branca
Uma equipe liderada pelo astrônomo Keming Zhang, da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, usou uma técnica chamada de microlente para localizar um planeta semelhante à Terra.
Ele tem cerca de 1,9 vezes a massa do nosso planeta e orbita uma estrela a cerca de duas vezes a distância entre a Terra e o Sol.
O grande problema é que essa estrela é uma anã branca, o que significa que qualquer vida que possa ter existido no exoplaneta foi destruída.
No entanto, os cientistas afirmam que a descoberta pode revelar o futuro do nosso planeta, uma vez que o Sol também se transformará em uma anã branca quando morrer.
As conclusões foram descritas em estudo publicado na revista Nature Astronomy.
Leia mais
Explosão estelar perto da Terra pode acontecer em breve
Descoberta sobre anãs brancas “vampiras” aumenta compreensão do ciclo de vida das estrelas
Sol zumbi pode destruir a Terra um dia, alertam cientistas
Terra pode não ser completamente destruída quando o Sol morrer
As anãs brancas são o que estrelas como o Sol se transformam quando morrem. Eles ficam sem combustível de hidrogênio para se fundir em seus núcleos e se tornam menos estáveis, inchando até um tamanho enorme.
Eventualmente, a estrela ejeta seu material externo e o núcleo entra em colapso. Todo este processo forma a chamada anã branca, que leva trilhões de anos para esfriar até atingir a escuridão completa.
Durante este período, a atmosfera externa da estrela pode se expandir para centenas de vezes seu tamanho inicial. Algumas projeções do futuro do Sol, que deve iniciar este processo em cerca de 5 bilhões de anos, apontam que ele poderia “capturar” Marte, Mercúrio, Vênus e a Terra.
A ciência não sabe ao certo o que isso significaria para o nosso planeta. Uma das possibilidades é a destruição total dele. No entanto, a nova descoberta mostra que é possível que a Terra fique orbitando esta nova anã branca.
O post Novo planeta descoberto pode revelar futuro da Terra apareceu primeiro em Olhar Digital.
Deixe um comentário