Nem EUA, nem China: carros elétricos já são maioria neste outro país

Este mês, a Noruega deve se tornar o primeiro país a ter mais carros elétricos (EVs) do que veículos movidos apenas a gasolina em suas estradas, conforme indica uma análise dos dados do governo norueguês.

O estudo, realizado pela Bilbransje24 com dados do Road Traffic Information Council (OFV), destaca um marco significativo no mercado automotivo do país.

A Noruega, que lidera o mundo em participação de mercado de EVs, alcançou um recorde de 94% de participação para carros novos elétricos em agosto.

O país tem se destacado pela sua ambição de eliminar a venda de novos carros a gasolina até 2025, uma meta que está prestes a ser atingida mais cedo do que o esperado. Em 2021, os veículos a gasolina representavam uma pequena fração das vendas.

Leia também:  Independiente Medellín x Lanús: horário e onde assistir ao jogo da Sul-Americana

Leia também:

Carro híbrido: o que é e como funciona?

Como funcionam os motores dos carros elétricos?

Bateria de carro elétrico: quais os tipos e como elas funcionam?

Até 2025, Noruega quer acabar com a venda de carros movidos a gasolina – Imagem: Chuttersnap/Unsplash

Comparação entre elétricos x gasolina na Noruega

Atualmente, há 751.450 carros elétricos e 755.244 veículos somente a gasolina na Noruega, cada um compondo cerca de 26% das vendas de veículos.

Os EVs estão sendo vendidos a uma taxa de aproximadamente 10.000 veículos por mês, enquanto as vendas de carros a gasolina são quase nulas.

Leia também:  Isabel Veloso mostra evolução da gravidez: “Barriga aparecendo”

Deste modo, a previsão é de que os EVs ultrapassem os veículos a gasolina em número até meados deste mês.

Os veículos a diesel, que dominaram as estradas norueguesas desde 2014, ainda são mais comuns do que os EVs, com cerca de um milhão de unidades em circulação. No entanto, a popularidade dos veículos a diesel também está diminuindo, com um pico de vendas alcançado em 2017.

Além disso, há cerca de 208 mil híbridos plug-in e 156 mil híbridos não plug-in na Noruega, com os híbridos plug-in superando os não plug-in desde 2019. A crescente adoção de EVs está impactando negativamente as vendas de combustíveis fósseis, evidenciado pela queda nas vendas de combustível para motores no país.

Leia também:  Sushi sem arroz? Turismo em alta e clima ruim fazem produto ‘sumir’ do Japão

Enquanto muitos países continuam longe de ter uma penetração tão alta de EVs, a Noruega demonstra que é possível substituir veículos a gasolina por elétricos sem os problemas previstos pelos críticos. Os países nórdicos, liderados pela Noruega, têm mostrado sucesso na transição para EVs, desafiando as previsões pessimistas sobre a adoção de veículos elétricos.

A transição para veículos elétricos é possível, e a Noruega é o exemplo prático disto – Imagem: Kath_3dstudio/Shutterstock

O post Nem EUA, nem China: carros elétricos já são maioria neste outro país apareceu primeiro em Olhar Digital.


Publicado

em

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *