Microsoft e Meta apostam alto na IA e vão colhendo frutos

A Microsoft e a Meta, à primeira vista, podem parecer empresas distantes, mas ambas estão investindo pesadamente em inteligência artificial (IA) e não mostram sinais de desaceleração, como mostra o The Wall Street Journal.

Recentemente, elas divulgaram resultados financeiros referentes ao terceiro trimestre, ambos superando as expectativas do mercado, com um crescimento significativo na receita e lucros operacionais robustos.

No entanto, após esses anúncios, as ações de ambas caíram cerca de 3% nas negociações após o expediente, devido a previsões de receita para o quarto trimestre que ficaram em linha ou abaixo das expectativas dos analistas.

O padrão de gastos da Microsoft e da Meta é notável em relação ao que elas historicamente investiram.

Leia também:  Aerolíneas Argentinas terá greve a partir de sexta-feira

Neste ano, a Microsoft já gastou US$ 53 bilhões em capital, o que equivale a 28% de sua receita, enquanto a Meta planeja investir entre US$ 38 bilhões e US$ 40 bilhões, representando cerca de 24% de sua receita projetada.

Leia mais:

Leis para IA na Europa prejudicam inovação, dizem CEOs da Meta e Spotify

Microsoft deixa OneDrive mais rápido e esperto (com Copilot, claro)

Microsoft chega a acordo e encerra ação inusitada de quase 2 anos

Boa parte da receita da Meta será destinada para investimentos pesados em IA (Imagem: QubixStudio/Shutterstock)

Esses investimentos são essenciais para o desenvolvimento de serviços de IA generativa, que exigem infraestrutura avançada e alto poder computacional, implicando em custos significativos antes de se ver um retorno financeiro.

Leia também:  Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 40 milhões

Empresas vão se valorizando por conta da IA

Ambas as empresas relatam que a demanda por IA é promissora.

A Microsoft indicou que seus serviços de IA generativa contribuíram em 12 pontos percentuais para o crescimento de 33% do Azure.

Na Meta, o Mark Zuckerberg afirmou que as ferramentas de IA aumentaram o engajamento no Facebook e Instagram, ajudando a elevar as taxas de conversão dos anunciantes em 7%.

Leia também:  CrowdStrike pede desculpas por apagão cibernético: “decepcionamos nossos clientes”

Apesar disso, os investidores ainda encontram desafios para avaliar o retorno sobre esses investimentos, especialmente com os gastos contínuos elevados.

Tanto a Microsoft quanto a Meta precisam demonstrar resultados mais claros sobre esses investimentos no próximo ano, à medida que buscam sustentar o entusiasmo dos acionistas em um cenário de gastos robustos.

Microsoft e Meta ainda enfrentam desafios para demonstrar retornos claros aos investidores (Imagem: Ian Dewar Photography/Shutterstock)

O post Microsoft e Meta apostam alto na IA e vão colhendo frutos apareceu primeiro em Olhar Digital.


Publicado

em

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *