O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou em evento nesta terça-feira (24) que o impacto da seca que atinge o Brasil sobre o preço dos alimentos “preocupa”. A fala ocorreu durante o Brazil Conference, do Banco Safra.
Em sua participação, Campos Neto indicou que as regiões do Brasil mais intensivas em produção de alimentos são aquelas mais atingidas pela seca, ao introduzir o efeito.
Reprodução BC
“Isso tem um impacto na ponta e traz alguma preocupação sobre o preço dos alimentos, quando a gente olha o longo prazo com efeito da seca”, disse.
Campos Neto indicou no evento que, o “quadro todo” da inflação no país preocupa o BC, com o crescimento da economia acima do esperado e a “mão-de-obra” apertada. Enquanto as expectativas de avanço do PIB para 2024 chegam a casa de 3%, o desemprego segue caindo.
Apesar de mencionar preocupação com o avanço da economia acima do PIB potencial, o presidente do BC indicou que o último dado divulgado pelo IBGE, relativo ao segundo trimestre, mostrou um crescimento de “melhor qualidade”, com alta da formação bruta de capital fixo.
Sobre o impacto da baixa taxa de desemprego sobre os preços, a autoridade disse que “ainda não há certeza sobre esta influência”, mas que “há indício de que este é um fator que restritivo”.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Impacto da seca sobre preço de alimentos preocupa, diz Campos Neto no site CNN Brasil.
Deixe um comentário