O Google está desenvolvendo recursos essenciais para um assistente de inteligência artificial voltado para motoristas da Volkswagen, que será integrado a um aplicativo para smartphones. As informações são da Reuters.
Essa iniciativa faz parte da estratégia do Google de expandir seus negócios ao oferecer ferramentas para a criação de aplicativos de IA empresarial.
Os usuários poderão interagir com o assistente no aplicativo da Volkswagen, fazendo perguntas como “Como posso trocar um pneu furado?” ou utilizando a câmera do celular para obter informações sobre os painéis do veículo.
Esse assistente de IA utiliza os avançados modelos de linguagem Gemini do Google, que têm a capacidade de compreender e gerar respostas relevantes em linguagem humana, além de contar com infraestrutura de computação em nuvem.
Detalhes do futuro assistente de IA da Volkswagen
O aplicativo da Volkswagen foi aprimorado com dados como manuais do proprietário e vídeos do YouTube sobre manutenção de veículos.
Thomas Kurian, CEO do Google Cloud, comentou à Reuters que o desenvolvimento do produto enfrentou desafios técnicos relacionados à multimodalidade, que é a capacidade de processar diferentes tipos de dados, como texto, imagens e vídeos.
“À primeira vista, o problema pode parecer simples, mas é tecnicamente muito complexo”, explicou Kurian. “Muitas pessoas pensam que o que criamos é apenas um sistema de tradução de fala para texto que consulta um manual. Na verdade, é muito mais do que isso.”
Leia mais:
Volkswagen apresenta carro guiado por IA que se limpa sozinho
Volkswagen adota ChatGPT em assistente de voz do ID.4
Volkswagen fecha parceria bilionária com rival da Tesla
O assistente de IA será gratuito e estará disponível para cerca de 120 mil proprietários dos modelos Atlas e Atlas Cross Sport da Volkswagen, com previsão de lançamento para outros veículos de 2020 em diante no início do próximo ano.
A adoção da IA generativa no setor corporativo pode transformar o competitivo mercado de computação em nuvem, onde o Google ocupa a terceira posição em participação de mercado, atrás da Amazon e da Microsoft. Muitas empresas ainda buscam aplicações que sejam consideradas práticas pelos usuários.
A computação em nuvem representa um setor em crescimento para o Google, gerando US$ 33 bilhões dos US$ 307 bilhões em receita total da empresa em 2023.
A empresa informou que suas soluções de IA geraram bilhões em receita este ano, mas não divulgou números específicos. Até o momento, a Volkswagen não forneceu detalhes sobre a utilização de seu assistente de IA.
O post Google e Volkswagen vão se unir para criar assistente de IA em smartphones apareceu primeiro em Olhar Digital.
Deixe um comentário