Furacão Milton: enchentes aumentam risco de infecções por bactéria carnívora, diz autoridade de saúde

O Departamento de Saúde da Flórida está alertando os moradores que as enchentes trazidas pelo Furacão Milton nos EUA podem causar uma infecção potencialmente fatal.

Os moradores devem evitar águas de enchentes porque elas aumentam o risco de infecções por Vibrio, como Vibrio vulnificus, que podem ser fatais, segundo o departamento. Vibrio vulnificus também é conhecida como “bactéria comedora de carne”.

A bactéria Vibrio, comumente encontrada em águas costeiras quentes, pode deixar as pessoas doentes quando ingerida ou quando feridas abertas são expostas à água contaminada.

“Após chuvas fortes e inundações, a concentração dessas bactérias pode aumentar, principalmente em ambientes de água salobra e salgada”, disse o departamento em um comunicado à imprensa nesta terça-feira (8).

Leia Mais

Brasileira vai trabalhar em hospital durante passagem do furacão Milton

O que se sabe sobre o furacão Milton rumo à Flórida

“Furacão vai passar por cima da minha casa”: brasileiros relatam apreensão nos EUA

Pessoas com sistema imunológico comprometido, doença hepática ou feridas abertas correm maior risco de contrair Vibrio vulnificus.

Os sintomas incluem diarreia, vômito, dor abdominal, febre, calafrios, frequência cardíaca rápida ou alta, confusão ou desorientação, de acordo com o Departamento de Saúde.

Leia também:  Ofertas do dia: celulares com desconto e por menos de R$ 2 mil na Amazon

Pessoas que apresentarem esses sintomas devem obter atendimento médico imediatamente, especialmente após serem expostas a águas de enchentes, disse o departamento.

Para evitar a infecção bacteriana, as pessoas devem evitar nadar ou andar em águas de enchentes, devem também cobrir cortes ou feridas abertas com bandagens à prova d’água se houver possibilidade de contato com as águas da enchente e lavar bem a pele com água e sabão após o contato com a água.

Leia também:  Von der Leyen tranquiliza agricultores europeus: ‘Acordo tem garantias para protegê-los’

Bactéria carnívora

Vibrio vulnificus vem da mesma família da bactéria que causa a cólera.

Um caso leve de vibriose de infecção bacteriana pode causar feridas na pele, bolhas, abscessos e úlceras. Geralmente inclui calafrios, febre, diarreia, dor de estômago e possivelmente vômitos. Em casos mais graves, as pessoas podem desenvolver septicemia.

O caso é mais comum para aqueles com condições de saúde cujos sintomas não se manifestam imediatamente, como particularmente em doenças hepáticascâncerdiabetesHIV ou outras doenças que suprimem o sistema imunológico.

Qualquer pessoa pode contrair vibriose, mas pessoas com feridas abertas, como cortes ou arranhões, piercings recentes ou tatuagens novas, devem evitar expor a pele à água do mar quente em ambientes costeiros ou devem cobrir a área com um curativo à prova d’água, diz o comunicado à imprensa.

Os médicos dizem que é importante procurar tratamento rapidamente em de infecção de pele após uma possível exposição à bactéria.

Vibrio vulnificus causa cerca de 80.000 doenças e 100 mortes nos Estados Unidos todos os anos, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA.

(Com informações de Dalia Faheid, Rob Frehse e Zenebou Sylla, da CNN)

Este conteúdo foi originalmente publicado em Furacão Milton: enchentes aumentam risco de infecções por bactéria carnívora, diz autoridade de saúde no site CNN Brasil.


Publicado

em

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *