O secretário do Meio Ambiente e Proteção Animal do Distrito Federal, Gutemberg Gomes, afirmou nesta quarta-feira (18) que o incêndio que atinge o Parque Nacional de Brasília ainda não está controlado por completo, mas o fogo foi contido.
Isso significa não haver focos grandes de queimada, mas há um alto risco de reiginição e, por isso, os trabalhos locais continuam. Segundo o secretário, porém, a contenção do fogo pode significar uma melhora na coluna de fumaça que encobriu a capital federal nos últimos dias.
“O fogo já está contido, não está controlado, mas a sociedade e principalmente os moradores aqui da parte norte podem ficar tranquilos, porque o fogo contido significa menos fumaça”, disse Gomes.
O secretário afirmou ainda que a área total afetada, agora com medição oficial por satélite, foi de 1.473 hectares, o equivalente a 818 campos de futebol.
Na segunda-feira (16), o ICMBio (Instituto Chico Mendes) divulgou que cerca de 2 mil hectares do Parque Nacional haviam sido atingidos pelas chamas.
“Hoje, com o fogo contido, conseguimos imagens mais precisas. […] Fizemos medições oficiais, porque o que havíamos divulgado antes era uma previsão. Aqui a nossa medição oficial, com imagem de satélite, é de 1.473 hectares queimados”, disse.
Resgate de animais
De acordo com Gomes, a prioridade nas ações tem sido controlar o incêndio e, por isso, não há uma busca ativa por animais afetados no momento. No entanto, há especialistas no setor de fauna atuando entre os brigadistas.
Foi montada uma tenda de apoio para atender e resgatar animais que aparecerem feridos. A tenda realiza um atendimento emergencial e encaminha os animais para hospitais veterinários.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Fogo no Parque Nacional está contido e fumaça deve diminuir, diz governo do DF no site CNN Brasil.
Deixe um comentário