Algumas regiões brasileiras devem enfrentar climas extremos, nesta sexta-feira (20). A previsão é que a região Sul registre chuvas e temporais, São Paulo atinja níveis alarmantes de umidade relativa do ar e o Rio de Janeiro tenha muito calor.
Segundo o monitoramento do Instituto de meteorologia Climatempo, uma nova frente fria vinda da Argentina deve chegar ao Sul do país causando chuvas frequentes entre o extremo norte do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
A região está em alerta com alto potencial para temporais, especialmente na Grande Porto Alegre que deve registrar o fenômeno entre a madrugada e o início da manhã desta sexta-feira (20).
Já na região da Grande São Paulo, deve haver calorão e baixa umidade do ar, com níveis abaixo dos 30%, à tarde, com chance de pancadas isoladas de chuva durante a noite.
Leia Mais
Polícia apreende duas toneladas de produtos falsificados com a marca Rock in Rio
Incêndio em viaduto é controlado, mas trânsito fica caótico em SP; veja
Horário de verão: órgão do governo recomenda volta e decisão final será de Lula
A previsão é de aumento da umidade e risco de pancadas de chuva a partir da tarde no Vale do Ribeira, litoral sul paulista e no extremo oeste do estado de SP. O Rio de Janeiro deve registrar calorão e ventania, com rajadas mais fortes na Região dos Lagos.
De acordo com a previsão, devido aos ventos úmidos que sopram do mar, deve haver chuva fraca a moderada na madrugada e manhã, na região da Grande Vitória (ES). Pancadas localizadas de chuva ao longo do dia podem ser registradas no oeste e sul do AM, no AC, no centro-norte de RO e no Norte de RR.
As pancadas de chuva na região sudeste do Mato Grosso do Sul, devem se espalhar pela manhã e à tarde no centro-sul e oeste mato-grossense. Também há alerta para temporais no sul do estado.
Veja a previsão do tempo para esta sexta-feira (20)
Região Sudeste
A previsão para esta sexta-feira (20) é de avanço da chuva sobre o corredor sul de SP a partir do período da tarde, que percorre áreas da região de Presidente Prudente, Ourinhos e Itapetininga.
Deve haver também condições para pancadas isoladas em áreas do Vale do Ribeira e litoral sul paulista. Nas demais regiões do interior paulista e em MG, a previsão é de tempo firme e temperaturas em elevação significativa no decorrer do dia.
Segundo o Climatempo, a tendência é de que a sensação de calor intenso predomine em boa parte da região que deve registrar índices de umidade relativa do ar em níveis críticos.
Já na Grande SP, o dia tende a ser marcado pelo aumento expressivo das temperaturas e os índices de umidade devem voltar a registrar valores entre 21% e 30%, em nível de atenção quanto às condições de tempo seco. Ao final do dia e início da noite, há possibilidade de pancadas isoladas.
A previsão para o Rio de Janeiro é de sol e bastante calor. Rajadas de vento mais fortes podem ser registradas na Região dos Lagos e a circulação de ventos marítimos segue estimulando a formação de nuvens de chuva sobre o litoral do ES, incluindo a Grande Vitória.
Região Sul
Uma nova frente fria que se originou entre a Argentina e o Uruguai deve chegar ao sul do país, nesta sexta-feira (20). As instabilidades devem alcançar o Rio Grande do Sul ainda no início do dia, concentrando a chuva em todo centro e sul do estado entre a madrugada e manhã.
Segundo o Climatempo, há chance para temporais na Grande Porto Alegre (RS) ainda durante a madrugada. No decorrer das horas, o sistema deve se deslocar, distribuindo a chuva para áreas de Santa Catarina e Paraná.
A chuva pode se intensificar em alguns períodos, na faixa central e sul do RS. Além disso, pode chover na maior parte do dia em áreas do extremo norte do RS, em boa parte de SC, no sul e sudoeste do PR, com alto risco para eventuais temporais localizados.
Há alto risco para temporais e chuva volumosa no norte e noroeste gaúcho. Nas demais áreas do PR, a chuva deve chegar a partir do período da tarde, inclusive em Curitiba.
Além disso, os ventos devem seguir bastante intensos sobre o litoral norte gaúcho e litoral sul catarinense, com rajadas que podem chegar a até 90 km/h, durante o dia. Este cenário de fortes ventos também contribui para manter o mar agitado, afirmou o Climatempo.
Região Centro-Oeste
Algumas instabilidades devem avançar sobre a região centro-sul do MS entre o fim da manhã e o período da tarde desta sexta-feira (20). A previsão é de chuva frequente e com possibilidade para eventuais temporais no sul do MS.
Nas demais regiões do MS, MT, em GO e no DF, o ar seco segue predominando, com temperaturas elevadas e baixa umidade do ar. A umidade deve entrar em níveis de alerta em todo DF, em GO, nordeste do MS e no leste do MT.
Além da secura, as rajadas de vento em boa parte da região aumentam o risco para a propagação de incêndios. Podem ser registradas rajadas de até 90 km/h ao longo do dia, no sudoeste do MS.
Região Nordeste
A circulação de ventos marítimos deve seguir estimulando a formação de nuvens de chuva sobre o litoral da Bahia, entre Aracaju (SE) e João Pessoa (PB), nesta sexta-feira (20).
A previsão é que nas demais áreas do agreste, sertão e costa norte, o predomínio seja de tempo firme e temperaturas elevadas. A umidade relativa do ar pode bater níveis críticos durante as horas mais quentes.
Além disso, os ventos podem ganhar força sobre a costa norte do Nordeste, com rajadas que podem chegar a até 70 km/h.
Região Norte
A Região Norte deve registrar instabilidades favorecendo a condição para pancadas de chuva no oeste e sul do Amazonas, norte de Roraima, no Acre e centro-norte de Rondônia, com condições para pancadas isoladas ganhando força no período da tarde desta sexta-feira (20).
Já nas demais regiões, o predomínio deve seguir sendo de tempo seco e temperaturas bastante elevadas, com umidade do ar em níveis de alerta em todo Tocantins e no sudeste do Pará. Essa condição favorece a propagação de focos de incêndio.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Extremos do clima: previsão tem chuva no Sul, tempo seco em SP e calorão no RJ no site CNN Brasil.
Deixe um comentário