Exército de Israel inicia operação por terra contra Hezbollah no sul do Líbano

As Forças de Defesa de Israel (FDI) iniciaram uma operação por terra contra o Hezbollah, no território do Líbano, na madrugada desta terça-feira, 1º (noite de segunda-feira, 30, no horário de Brasília). De acordo com o Exército israelense, os ataques são direcionados somente ao grupo extremista.

Na tarde desta segunda-feira, em mensagem aos Estados Unidos, o ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, declarou que planejava uma “operação de campo limitada” no Líbano, que poderia começar a qualquer momento, conforme as informações do The Washington Post. Gallant escreveu em sua rede social que o objetivo israelense é acabar com o Hezbollah para garantir o retorno dos moradores do norte de Israel. “Juntamente com os combatentes da 188ª Brigada na fronteira norte, as forças estão prontas e preparadas para atacar o Hezbollah com força”.

A justificativa dos militares israelenses recai sobre as invasões do Hezbollah em áreas próximas à fronteira de Israel que, segundo o FDI, representavam uma “ameaça imediata”.

A última grande guerra terrestre no Líbano ocorreu em julho de 2006, quando o Hezbollah cruzou a fronteira para Israel em um ataque surpresa perto da vila libanesa de Ayta ash-Shaab. O grupo capturou e matou todos os soldados israelenses, o que resultou em uma guerra de cinco semanas. As forças de defesa de Israel atravessaram a fronteira no Sul perseguindo membros do grupo extremistas com tanques e veículos blindados.

Leia também:  Explosão de caminhão de gás no Haiti mata 15 pessoas

Publicado

em

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *