Em meio as queimadas, São Paulo apresenta ‘chuva’ de fuligem e redemoinho de fumaça

Diante das queimadas que afetam o Estado de São Paulo, a capital experimentou nesta quarta-feira, 11, uma “chuva” de fuligem na zona oeste. Embora comumente chamada de chuva de fuligem, o termo correto é “queda”, pois, ao contrário da chuva líquida, trata-se de partículas de fuligem caindo do céu.

De acordo com informações do site Climatempo, essa condição climática é mais frequente no interior paulista, onde há uma quantidade significativamente maior de focos de incêndio e fumaça em comparação à Grande São Paulo.

Quando a fuligem cai no solo, ela contamina a vegetação e áreas com acúmulo de água. Além disso, deixa uma camada de sujeira visível em prédios, veículos e outras superfícies. Esse tipo de poluição, conhecida como “chuva preta”, pode causar degradação dos materiais civis e elevar os custos de manutenção devido à sua corrosividade e ao impacto visual, informou o site Metsul Meteorologia.

A previsão é de que, com a chegada de uma frente fria no fim de semana, a quantidade de fumaça possa aumentar, juntamente com a possibilidade de redemoinhos de fumaça e poeira.

Quando vai chover em São Paulo? Frente fria vai derrubar a temperatura na capital

Os ventos deverão ser moderados a fortes nesta sexta-feira, 13, e especialmente no sábado, 14, transportando mais fumaça sobre o Estado.

A frente fria que se aproxima deverá passar pelo Estado de São Paulo entre domingo, 15, e segunda-feira, 16. Embora possa provocar chuvas fortes no litoral, na Grande São Paulo e em várias áreas do interior, na capital a previsão é de chuva fraca e chuviscos intermitentes.

Previsão do tempo

As temperaturas, que permanecem acima dos 30ºC até sábado, devem cair para em torno de 20ºC entre domingo e terça-feira, 17. Mas, essa mudança não será rápida, e o calor deve retornar ao longo da próxima semana.

Nesta quarta-feira, 18, a temperatura deve variar entre 15ºC e 27ºC, e na quinta-feira, 19, deve ultrapassar os 30ºC novamente. O Climatempo também alerta que os efeitos da frente fria serão breves, com o calor, a fumaça e o ar seco retornando antes do fim da próxima semana. A primavera começará em 22 de setembro.

No interior paulista, o intenso calor e as queimadas geraram na quarta-feira um grande redemoinho de fumaça na região de Mococa, visível em uma propriedade local.


Publicado

em

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *