Na agenda ESG, as estratégias tomadas para atender ao aspecto social dependem, muitas vezes, da área de atuação da empresa.
No caso do Grupo CCR, empresa de infraestrutura de mobilidade, a chave para uma estratégia efetiva está na combinação entre o uso de espaços urbanos e a identificação das áreas mais necessitadas das comunidades.
Por meio do Instituto CCR, a empresa pretende investir R$ 750 milhões em iniciativas de impacto social até 2035. Este ano, o destaque vai para a participação na Bienal do Livro em São Paulo, que usou o metrô para estimular a educação e o desenvolvimento sociocultural.
Doação de 180 livros para escolas públicas
Durante a Bienal do Livro, entre os dias 6 e 15 de setembro, o Instituto CCR promoveu a doação de livros nas estações do metrô de São Paulo.
A companhia instalou duas estantes de cinco metros de largura na Estação Paulista-Pernambucanas da Linha 4–Amarela, operada pela ViaQuatro, e pontos de coleta em seus escritórios na capital.
A iniciativa transformou esses locais em espaços culturais, permitindo que passageiros e colaboradores deixassem livros para doação.
As doações de 180 exemplares foram destinadas à Escola Municipal Duque de Caxias e à Escola Estadual João Kopke, ambas localizadas na capital paulista.
Um papo com Chico Felitti
Na entrada da Estação Paulista-Pernambucanas, ocorreu uma mesa literária com o jornalista Schneider Carpeggiani e Chico Felitti, criador do podcast “A Mulher da Casa Abandonada” e autor do livro “Ricardo e Vânia”, finalista do Prêmio Jabuti 2020, que conta a história do artista Ricardo Correa da Silva, conhecido como “Fofão da Augusta”.
As 50 pessoas presentes tiveram a oportunidade de receber um exemplar do livro de Chico Felitti e participar de uma sessão de autógrafos com o autor.
Livros gratuitos
Outra iniciativa também ofereceu aos passageiros a oportunidade de baixar livros digitais gratuitamente durante o evento.
Por meio da parceria entre o Instituto CCR, a Bienal do Livro e a Skeelo, os interessados puderam acessar QR Codes disponíveis nas estações.
Patrocinadora da Bienal e de festivais literários
O patrocínio à Bienal faz parte do investimento recorde de R$ 60 milhões que o Instituto CCR está dedicando a projetos socioculturais em 2024, ano em que a instituição celebra seu 10º aniversário.
Nos últimos anos, o Instituto CCR alcançou mais de 500 mil pessoas através do seu apoio a feiras literárias.
“Queremos tornar o acesso à literatura mais democrático e acessível, incentivando o hábito da leitura desde a infância. Acreditamos que fomentar a leitura não só impulsiona a mobilidade social, mas também transforma vidas”, conclui Renata Ruggiero, diretora-executiva do Instituto CCR.
Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube
Assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades
Deixe um comentário