Drive Pilot: Mercedes deixa sistema de direção autônoma mais veloz

O Drive Pilot, sistema de direção automatizada Nível 3 da Mercedes-Benz, está prestes a aumentar sua velocidade máxima, permitindo que veículos alcancem até 95 km/h em rodovias alemãs.

A montadora aguarda a aprovação dos reguladores locais antes de lançar uma atualização para os modelos compatíveis, destacando-se como potencialmente o “sistema Nível 3 mais rápido do mundo em produção”.

Semelhante a outros sistemas de direção “mãos-livres”, como o Super Cruise da GM e o Autopilot da Tesla, o Drive Pilot permite que motoristas se desconectem da direção sob certas condições.

No entanto, ao contrário dos sistemas de Nível 2, onde é necessário manter os olhos na estrada, o Nível 3 da Mercedes possibilita que os motoristas desviarem a atenção para outras atividades, como assistir a um filme, desde que as condições adequadas estejam presentes — um veículo à frente, estradas bem marcadas e condições climáticas favoráveis.

Leia também:  Quem são os irmãos Menendez? Série ‘Monstros’ lidera audiência na Netflix

Leia mais:

Maior caminhão de carga da Mercedes ganha versão elétrica com 816 cavalos

Waymo diz que carros sem motorista são 200% mais seguros

Algo simples pode melhorar a segurança de carros autônomos

Com as condições adequadas, sistema autônomo da Mercedes permite que motoristas desviem o olhar da estrada – Imagem: Divulgação/Mercedes-Benz

Mercedes avança rumo a direção autônoma completa

Inicialmente, o Drive Pilot foi promovido como ideal para congestionamentos, permitindo que os motoristas se distraíssem.

Leia também:  MP para combater incêndios prevê R$ 104 milhões para Ibama e ICMbio; e Forças Armadas R$ 154 milhões

Com o aumento da velocidade, a Mercedes agora posiciona o sistema como adequado para viagens longas.

A empresa vê o Drive Pilot como um passo em direção à condução totalmente autônoma.

Contudo, um estudo do Insurance Institute for Highway Safety alerta que motoristas tendem a ignorar regras de uso, o que pode ser perigoso, especialmente em alta velocidade. A transferência de controle entre o sistema automatizado e o motorista pode ser crítica, com reações excessivas em emergências, aumentando os riscos.

Leia também:  Novo presidente do Irã promete evitar que polícia da moralidade ‘incomode’ mulheres

A maioria das empresas autônomas, como Waymo, considera o Nível 3 perigoso e prefere focar no Nível 4, que elimina a necessidade de um motorista. A Mercedes também planeja implementar luzes de marcação turquesa em seus veículos para indicar que o sistema está ativo, visando aumentar a velocidade máxima para 130 km/h até o final da década.

Mercedes amplia velocidade do Drive Pilot e já planeja que o sistema ofereça 100% de autonomia na condução – Imagem: Divulgação/Mercedes-Benz

O post Drive Pilot: Mercedes deixa sistema de direção autônoma mais veloz apareceu primeiro em Olhar Digital.


Publicado

em

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *