O Drive Pilot, sistema de direção automatizada Nível 3 da Mercedes-Benz, está prestes a aumentar sua velocidade máxima, permitindo que veículos alcancem até 95 km/h em rodovias alemãs.
A montadora aguarda a aprovação dos reguladores locais antes de lançar uma atualização para os modelos compatíveis, destacando-se como potencialmente o “sistema Nível 3 mais rápido do mundo em produção”.
Semelhante a outros sistemas de direção “mãos-livres”, como o Super Cruise da GM e o Autopilot da Tesla, o Drive Pilot permite que motoristas se desconectem da direção sob certas condições.
No entanto, ao contrário dos sistemas de Nível 2, onde é necessário manter os olhos na estrada, o Nível 3 da Mercedes possibilita que os motoristas desviarem a atenção para outras atividades, como assistir a um filme, desde que as condições adequadas estejam presentes — um veículo à frente, estradas bem marcadas e condições climáticas favoráveis.
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Inicialmente, o Drive Pilot foi promovido como ideal para congestionamentos, permitindo que os motoristas se distraíssem.
Com o aumento da velocidade, a Mercedes agora posiciona o sistema como adequado para viagens longas.
A empresa vê o Drive Pilot como um passo em direção à condução totalmente autônoma.
Contudo, um estudo do Insurance Institute for Highway Safety alerta que motoristas tendem a ignorar regras de uso, o que pode ser perigoso, especialmente em alta velocidade. A transferência de controle entre o sistema automatizado e o motorista pode ser crítica, com reações excessivas em emergências, aumentando os riscos.
A maioria das empresas autônomas, como Waymo, considera o Nível 3 perigoso e prefere focar no Nível 4, que elimina a necessidade de um motorista. A Mercedes também planeja implementar luzes de marcação turquesa em seus veículos para indicar que o sistema está ativo, visando aumentar a velocidade máxima para 130 km/h até o final da década.
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