Dicas para aumentar as visitas em seu site e blog – parte 4

Neste artigo vamos discutir sobre como a criação de e-books pode ajudar na divulgação de seu site, assim como dicas para divulgação e preparação para que você alcance um público mais abrangente Mas o que seria um e-book Um e-book, livro digital ou mesmo apostila, seria a mesma coisa que um livro ou uma
revista comum, com a diferença que ele é totalmente digital, ou seja, somente pode ser lido na tela do seu dispositvo.


A grande vantagem deste tipo de material é que ele é relativamente fácil de
preparar e de distribuir, já que tudo é feito através do computador, não sendo
necessário entrar em contato com editoras e livrarias para preparação e distribuição.

Basta que o visitante interessado clique no botão/link de download, para que
possa ler o conteúdo no conforto de sua casa em questão de minutos. Este
material que você está lendo agora mesmo é um exemplo de e-book digital.

Porque criar um e-book


Você pode criar um e-book para vender pela Internet ou mesmo para distribuir
gratuitamente. É claro que a primeira opção é sempre a mais difícil, já que
seria necessário muita preparação e divulgação.

A segunda opção já seria mais atrativa para os blogueiros, porque as pessoas
adoram coisas que são de graça e um e-book com conteúdo que lhes interessa
poderá se espalhar rapidamente pela Internet, sendo recomendado em redes
sociais, enviado por emails ou mesmo divulgado em outros sites e blogs.

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Para nós webmasters e blogueiros os e-books são interessantes porque
permitem adicionar links dentro do conteúdo, que poderiam apontar para o seu
site, para programas de afiliados ou mesmo para anunciantes que tenham
pago para aparecer em um local destacado dentro do e-book.

Além disso, você pode utilizar o e-book como uma forma de aumentar o
número de pessoas cadastradas no Feed ou na newsletter, oferecendo o e-book
em troca do cadastro. Muitos blogueiros tem feito isso e obtido excelentes
resultados.

Como criar um e-book

Normalmente os e-books são distribuídos no formato PDF (Acrobat Reader)
que deixa o e-book com uma aparência melhor e proíbe a edição do conteúdo
(mas não impede a cópia).


Você poderá criar o seu e-book utilizando um programa como o Word em suas
versões mais recentes ou mesmo o Libre Office que é muito semelhante ao Word, com o diferencial de ser totalmente gratuito.

Depois de preparado o e-book você tem a opção de salvar no formato PDF.
Confira a imagem abaixo que mostra o botão de salvar o documento no
formato PDF no BR Office.


Também recomendo a leitura do artigo “Dicas práticas para criação de um e-book”.


Crie uma frequência de publicação


Ao publicar seus artigos em dias da semana específicos, você acaba atraindo
um público seleto, que gosta de seu conteúdo e que sempre vão voltar para ler
mais nas datas e horários que você costuma publicar.

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Esse tipo de público também é interessante porque normalmente eles acabam
deixando comentários nos artigos (se o seu sistema permitir isso, claro) o que
a longo prazo pode gerar ainda mais visitas, pois como foi visto anteriormente
nesta série, os comentários também são indexados pelos buscadores como se
fossem parte do conteúdo, podendo atrair visitantes por palavras-chave que
você mesmo não adicionou no artigo.

Deixe seu design limpo


Oferecer um ambiente limpo e com o conteúdo em destaque pode aumentar drasticamente o número de visitantes. Isso acontece porque os leitores se sentem mais a vontade para ler e com isso você vai estar diminuindo a taxa de rejeição, que também é utilizada pelos buscadores como uma forma de definir o posicionamento de uma página nos resultados das buscas.


Não adicione publicidade em excesso

Quando a publicidade começa a atrapalhar a navegação, os visitantes podem se sentir incomodados, preferindo sair do site, aumentando a taxa de rejeição.


Escolha um bom template

Escolha um template que seja bonito e ao mesmo tempo leve. Também dê preferência aos que tenha o fundo branco na parte em que o conteúdo e outros elementos importantes do site aparecem.


Crie postagens em série


Postagens do tipo parte 1, parte 2, parte 3 (como este material que você está
lendo) tem a vantagem de aguçar a curiosidade dos leitores, fazendo com que
eles voltem ao site para ler os demais artigos da série.

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Além disso, este tipo de artigo também pode incentivar o cadastro via feed ou
newsletter, já que assim fica mais fácil para eles saberem quando os artigos
serão publicados. Uma vez que eles tenham se cadastrado dificilmente eles
irão cancelar o recebimento do conteúdo, ganhando mais leitores.


E mesmo depois que todos os artigos forem publicados, eles ainda continuarão
rendendo novos leitores, já que normalmente eles são bem indexados nos
buscadores devido a estrutura de links internos que apontam para os demais
artigos, além do fato que outros webmasters podem apontar links para ele
devido a sua qualidade.

Conclusões


Direcionar visitantes para um website/blog na maioria dos casos não é nada
fácil, principalmente para quem está começando agora.


Por isso afirmo que as dicas contidas neste e-book poderão ajudá-lo é muito a
movimentar seu site, mas lembre-se de que de nada adianta entender como as
coisas funcionam se não colocar a mão na massa e começar a trabalhar a
divulgação.


Não espere que os resultados cheguem até você, corra atrás deles.


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