Dicas para aumentar as visitas em seu site e blog – parte 3

O conteúdo


Quando a Internet ainda estava começando a se desenvolver, a maioria dos sites eram estáticos e apenas ofereciam o conteúdo dentro de seus sites, normalmente no formato de texto e imagens, forçando os interessados a acessarem o site caso quisessem digerir um novo artigo. Mas aí tinha um problema, o visitante somente sabia se havia um novo conteúdo depois de acessar o site, podendo perder seu tempo.

Felizmente hoje em dia existem muitos recursos que permitem receber o
conteúdo fresquinho de formas diferentes e bem mais organizadas e que
muitos Internautas já sabem utilizar e outros ainda precisam ser ensinados.
Confira abaixo alguns dos principais meios de distribuição de conteúdo.

Feed

A maioria dos sites construídos com sistemas CMS como é o caso do
WordPress, Joomla, Drupal e também construtores como o Wix, Webnode e
Blogger oferecem um endereço feed, que contém apenas o conteúdo que é
publicado no site.

Apesar de o endereço feed estar disponível por padrão nestes tipos de sites, a
maioria dos webmasters e blogueiros cometem o erro de não incentivar o
acompanhamento do conteúdo via Feed, o que os faz perderem uma boa
parcela de visitantes que poderiam retornar ao blog sempre.

Isso é um fato porque quem acessa o conteúdo de um site pelo feed, na
maioria das vezes sempre usa um agregador de feed como o Google Reader,
que exibe o conteúdo de todos os sites que o leitor acompanha, agrupados em
um único lugar. Uma vez que o leitor tenha cadastrado o endereço feed de um
site, dificilmente ele irá apagá-lo, podendo continuar recebendo o seu
conteúdo, mesmo que um dia ele se esqueça completamente que o site existe.
Newsletter

Outra forma de acompanhar o conteúdo dos site é pelo boletins de novidades,
também chamados de newsletter, que são emails contendo as novidades
publicadas no site em que o leitor está acompanhando. Este recurso na maioria
dos casos utiliza o conteúdo que aparece no endereço feed e o envia no
formato de email para todos os leitores que acompanham o conteúdo desta
forma.

Assim como acontece com o conteúdo via feed, oferecer o conteúdo via email
também é importante porque praticamente todos os internautas possuem um
endereço de email e esta é uma das primeiras coisas que eles veem quando
ligam o computador e acessam a Internet.

Em ambos os casos você pode utilizar o FeedBurner que é um gerenciador de
feed grátis, que permite coletar informações sobre como os leitores interagem
com o conteúdo via Feed. Além disso, ele também oferece uma ferramenta que
permite o envio do conteúdo via email. No CriarSites.com eu utilizo ele.

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Portanto a lição aqui é que você sempre deixe visível botões e links no menu
de navegação, no final dos posts ou mesmo no meio dos artigos, para que os
leitores se lembrem de acompanhar o seu conteúdo via feed ou email.
Redes Sociais

Opcionalmente você também pode publicar o conteúdo de seus artigos nas
páginas de fãs de seu site, o que permitirá que seus leitores acompanhem o
seu conteúdo sem necessariamente sair da rede social (alguns são muito
viciados), mas é claro que deixando alguns links diretos apontando para o
conteúdo original, links de afiliados e etc.

E-books

Os e-books ou livros digitais também são uma excelente forma de distribuição
de conteúdo. A grande vantagem dos e-books é que podemos adicionar o
conteúdo de uma forma mais organizada, o que facilita a leitura e se torna
uma preferência de alguns leitores.

Por ser fácil de duplicar e distribuir, os e-books acabam se espalhando pela
Internet, através de outros sites se blogs, via email ou mesmo em redes
sociais, podendo chegar a milhares de compartilhamentos dependendo do tipo
de conteúdo e de sua qualidade.

Por isso, se você tiver o conhecimento necessário para o desenvolvimento de
um e-book relacionado ao seu nicho, recomendo que não perca tempo, pois
isso pode turbinar suas visitas por um grande período de tempo.

Atraia novos Visitantes Comentando em outros Blogs


Neste artigo vamos discutir um pouco sobre a importância de deixar comentários em sites e blogs com o mesmo nicho que o seu de forma a gerar novos visitantes e também de absorver novas informações que podem ser útil para o seu site ou mesmo para o seu dia a dia.


Como funcionam os comentários Se você ainda é novo nessa área de criação
de sites e blogs, pode ser que ainda não entenda direito como você pode gerar
visitantes a partir de seus comentários.

Acontece que na maioria dos sites e blogs dinâmicos como o WordPress,
Blogger e Webnode é possível deixar um comentário no artigo e nesse
comentário adicionar um link para seu site na assinatura. Desta forma, quando
um leitor passar pelo seu comentário, ele poderá clicar no link para saber mais
sobre o seu trabalho.

Como os comentários normalmente não são deletados, com o passar do tempo
você poderá ter centenas ou até milhares de comentários gerando visitas para
você.

Como comentar


Ao contrário do que se pensa, não adianta sair comentando qualquer coisa por
aí na esperança de ganhar novos visitantes. Isso simplesmente não funciona,
pois a maioria dos leitores não se sentirão interessados em visitar o site de
alguém que deixa comentários como “Visite meu site” ou “Gostei do artigo”.

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Este tipo de comentário normalmente é excluído pelo dono do site e quando
publicado, é ignorado pelos leitores.

Para que as pessoas se interessem em visitar seu site, é necessário que você
escreva comentários que agreguem valor ao conteúdo publicado na página,
pois assim você demonstra que tem experiência no assunto e que o seu
conteúdo pode valer a visita. Por isso é muito importante que você leia com
atenção as informações passadas no artigo em questão.

Você pode deixar comentários compartilhando o seu ponto de vista sobre o
tema abordado, complementando o conteúdo com algo que você tenha
conhecimento ou mesmo pedindo ajuda.

Mas lembrando que se você não tiver nada útil para comentar, as vezes é
muito melhor que você apenas deixe passar para não queimar sua imagem.

Em quais sites comentar


Para que haja maior interesse por parte dos visitante pelo seu conteúdo é
recomendado que você procure por sites e blogs que publiquem conteúdo
semelhante ao seu, já que não adiantaria muita coisa receber visitantes
interessados em receitas se o seu blog fala sobre confecção de bijuterias.

Uma boa ideia seria você acompanhar os sites que seriam mais interessante
deixar um comentário através do feed, já que assim você consegue acompanhar somente o que é conteúdo novo. Crie uma pasta dentro de seu agregador de feeds e sempre visites os artigos que aparecem nele. Se você tiver algo de útil para comentar, faça-o.

Aponte links para outros blogs


Agora vamos discutir sobre como o ato de apontar links para o artigo publicado em outros sites e blogs pode beneficiar o crescimento de seu próprio site ou blog. Isso é interessante porque sempre haverá alguém que sabe mais sobre um determinado assunto do que você e um link irá ajudar a complementar o que você tem a dizer, além de gerar visitas extras indiretamente.


O que seria apontar um link


Os links ajudam a levar os visitantes de uma página a outra dentro e/ou fora do site. Quando você cria um link direcionando para um serviço ou página na Internet, você está apontando um link para ele.


Apontar um link para um artigo que complemente o seu é útil porque neste caso você estaria oferecendo aos seus visitantes um conteúdo que aborda o assunto citado na página de uma forma mais profunda, que talvez você mesmo não seria capaz de criar.

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Agrega valor ao seu conteúdo


Apesar de que a ideia de adicionar links para outros artigos pareça algo sem lógica, pois aparentemente você estaria entregando um visitante de mão beijada para a concorrência, na verdade você demonstra ao seus leitores que se preocupa com eles, indicando sites que abordem o assunto de uma forma mais profunda.


A longo prazo isso pode ajudar a segurar mais visitantes assíduos, pois eles terão certeza de que no seu site eles poderão encontrar o que procuram, mesmo que sejam um link para outro site.


Trackbacks e Pingbacks


Basicamente os pingbacks e trackbacks são recursos que avisam os sites e
blogs que recebem os links (e que também utilizem o recurso de trackback)
com um novo comentário que é criado de forma automática.

O WordPress já tem a função de pingback integrada ao editor, ou seja, sempre
que você apontar um link para outro site ou blog que suporte o trackback, um
link aparecerá na área de comentários ou será encaminhado para a moderação(que poderá ser liberada ou não).


A grande vantagem neste caso é que normalmente os comentários gerados
pelos trackbacks aparecem em uma área mais privilegiada, acima de todos os
comentários, o que tem mais chances de serem vistos, podendo gerar mais
visitas a longo prazo.

Reconhecimento da pessoa que recebe o link


É comum entre os blogueiros que recebem links, apontar um link de volta em
outra ocasião ou mesmo divulgar seus artigos para seus amigos nas redes
sociais como uma forma de agradecimento. Além de gerar mais visitas a partir
do link, isso pode ajudar a melhorar o posicionamento de seu site nos
buscadores como pode ser visto abaixo.

O Google também entende que ninguém é um oráculo capaz de saber de tudo
(a não ser ele mesmo, claro), portanto ele gosta mais de sites e blogs que
apontem links para sites de terceiros, pois isso indica que o conteúdo poderá
oferecer todas as informações que o leitor procura, seja direta ou
indiretamente.

Além disso, se você começar a receber muitos links de volta (linkbacks) dos
blogueiros que você um dia apontou links, as chances de seu site melhorar o
posicionamento nos resultados das buscas aumentam bastante, já que o
Google considera tais links como votos de credibilidade.

Leia Também a parte 1 e parte 2


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