Crie links internos
O Google descobre novos conteúdos através de links presentes nas páginas
dos sites e blogs e os utiliza como um critério que o ajuda a definir qual posição as páginas deve estar posicionadas nos resultadas das buscas.
Por isso é muito importante apontar links para suas próprias páginas, sempre utilizando palavras-chaves populares. Por exemplo, se eu fosse apontar um link
para a página inicial do meu blog, ao invés de criar um link com as palavras
“Clique aqui”, seria muito melhor se o mesmo link fosse criado em palavras
âncoras como “Criar Sites” ou “Dicas para criar blogs“.
Repare que você também deve ser moderado quanto a isso. Imagine que cada
link tem uma determinada força, e que essa força é dividida entre todos os
links presentes nas páginas. Portanto, quanto mais links a página tiver, menor
é a força que cada link tem de ajudar as demais páginas.
Consiga links Externos
O Google e outros buscadores utilizam os links (também chamados de
backlinks) que um site recebe como um medidor de popularidade. Quanto mais
links externos, maiores são as chances de se conseguir boas posições nos
resultados das buscas.
É claro que os links também são medidos por qualidade, ou seja, se um link
parte de um blog novo, provavelmente o Google não reconhece nele como uma
autoridade e não passará muita força para o site que o recebe.
Outra coisa que você deve entender é que backlinks de sites com nichos
semelhantes tendem a ser mais importantes, ou seja, um link que parta de um
blog de humor não ajudaria muita coisa se o blog que o recebe trate sobre
medicina. São dois nichos completamente diferentes.
Agora você deve estar pensando… Tá bom, mas como eu consigo backlinks?
Bom a resposta é simples, mas conseguir isso que é difícil. Aqui na
Machnet eu recebo links de outros blogs todos os dias o que acredito que
esteja relacionado a qualidade de meus artigos (sem nenhuma modéstia de
minha parte). Ou seja, estas pessoas acham que o meu conteúdo é útil, por
isso indicam para os seus visitantes.
Portanto, o “segredo que eu venho guardando a sete chaves” é que a
melhor forma de conseguir links para o seu site é criando conteúdo que seja
interessante para o público de uma forma geral.
Utilize o atributo nofollow com sabedoria
Como deu para perceber acima, o Google utiliza os links que um site recebe
como mais um critério de otimização, o que nos leva ao pensamento de que
podemos manipular os resultados das pesquisas, comprando links ou fazendo
parcerias com outros sites.
Mas o Google também é esperto e criou um atributo chamado nofollow (não
siga), que quando presente nos links indicam ao Google, Bing e outros buscadores que o link não deve ser seguido e que o site que recebe o link não deve ter o seu posicionamento melhorado por causa do link em questão.
A ideia principal deste atributo é que ele seja utilizado em links em que o
Webmaster ou blogueiro vá ganhar alguma coisa. Por exemplo, em links
originados de parcerias armadas, venda de publicidade ou de programas de
afiliados. Caso o Google encontre links deste tipo sem o atributo nofollow, ele
pode penalizar a página em questão ou mesmo o site inteiro.
É claro que o uso do atributo nofollow é opcional, mas se você deseja que o
Google esteja sempre do seu lado, eu recomendo que o utilize.
Estas são as principais dicas para quem deseja conseguir boas posições nos
buscadores, mas repare que ainda existem várias outras dicas que podem
ajudar a melhorar ainda mais o posicionamento de seu site ou blog nos
mecanismos de busca.
Responda aos Comentários e Ganhe mais Visitas
Agora vamos discutir a importância de responder aos comentários deixados pelos visitantes e como isso pode ajudar a aumentar gradativamente as visitas em seu site ou blog.
Melhora a qualidade do conteúdo e o conhecimento do blogueiro Os comentários deixados pelos visitantes podem apontar pontos importantes que você deixou passar batido em seus artigos, ou que apontam um ponto de vista diferente do seu, que poderá ser útil para os leitores e também para você.
O fato é que nós não somos oráculos capazes de saber tudo, portanto devemos
sempre estar abertos a criticas e a novos aprendizados, pois assim temos a chance de evoluir para um outro nível, podendo escrever artigos cada vez melhores e que aumentarão cada vez mais o número de visitantes.
Aumenta as visitas vindas dos buscadores
A partir do momento em que um comentário é publicado no site/blog, ele passa a fazer parte do conteúdo, o que quer dizer que ele também é indexado pelos buscadores, podendo aumentar sua relevância para o assunto abordado e também ser encontrado por palavras-chave que não estão presentes no conteúdo, mas sim em algum comentário deixado por um visitante.
Mesmo para quem utiliza sistemas de comentários de terceiros como é o caso
dos comentários do Facebook, poderão ter os comentários indexados pelo
Google, já que ao que parece, o indexador está ficando mais inteligente, sendo
capaz de executar AJAX/JS para indexar alguns comentários dinâmicos.
Incentiva os visitantes a deixarem mais comentários
Quando os leitores percebem que seus comentários são correspondidos, ou
seja, que existe uma conversa bilateral que não envolve apenas o autor falando e os visitantes escutando se quiserem, eles tendem a se animar a deixar seus comentários também, podendo voltar mais vezes ao site pois eles sentem que ali existe uma comunidade disposta a ouvir e ajudá-los.
O contrário acontece quando os novos visitantes percebem que os comentários
deixados nas páginas não são respondidos, dando a impressão de que o dono do blog não está nem aí (e não está mesmo), desanimando as pessoas, que saem do site para nunca mais voltar.
Infelizmente é comum ver pessoas dizendo que tal blogueiro não respondeu seus comentários, o que é uma pena, pois isso pode estar atrapalhando o crescimento do blog.
Muitos blogueiros deixam de responder os comentários alegando falta de tempo, o que pode ser verdade em parte, mas não é uma desculpa para ser utilizada sempre, pois uma coisa que eu aprendi nessa vida é que tempo não se tem, tempo se faz. A não ser que o blog receba mais de 20 ou 30 comentários por dia, é perfeitamente possível responder a todos em menos de meia hora. Se a pessoa se organizar durante o dia, com certeza encontrará um tempinho no final do dia.
Lembre-se de que por atrás de todo comentário pode ter uma pessoa ansiosa
pela sua resposta.
Dicas para Divulgar nas Redes Sociais
Neste tópico vamos discutir a importância de divulgar seu site nas redes sociais, de forma a aumentar gradativamente o número de visitantes que acessam o seu site/blog através de cada uma destas redes sociais.
As Redes Sociais
De uns tempos para cá as redes sociais se tornaram parada obrigatória para a
maioria dos internautas, que visitam seus perfis para saber das novidades publicadas por seus amigos a todo instante, e isso vem sendo aproveitado por web marketers que os utilizam para divulgar produtos, serviços e também websites e blogs com grandes resultados.
Se você também pensa em angariar visitantes vindos das redes sociais, é
necessário que você ofereça formas simples de os visitantes divulgarem seu
conteúdo para suas redes de amigos. Uma forma de fazer isso é adicionando
botões das principais redes sociais como é o caso do Facebook, Instagram e
Youtube.
Também é recomendado que você utilize formas de aumentar o número de seguidores que o acompanham nas redes sociais, já que assim você aumenta as chances de conseguir novos visitantes.
Você pode adicionar links e imagens no menu de navegação, no final dos
artigos ou mesmo dentro de seu conteúdo.
Em breve farei a parte 3! Enquanto isso se não leu Leia a Parte 1, Até a próxima.
Deixe um comentário