Dicas para aumentar as visitas em seu site e blog – parte 1

A ideia é ajudar pessoas que estão começando agora ou mesmo os mais experientes, que por algum motivo estão tendo problemas em algum dos passos que citarei. Acontece que por muitas vezes nós ficamos cegos para nossos próprios erros, sendo necessário que alguém nos aponte onde estamos errando para que possamos perceber o óbvio.

Nesse primeiro tópico eu quero discutir o principal motivo que leva um site ou blog ao sucesso ou ao seu fracasso, que é o conteúdo, porque em geral, os
blogs não fazem sucesso por causa de seu template maravilhoso ou pela cara bonita e sensual do blogueiro(a), mas sim pelo conteúdo que ele oferece.

Porque o conteúdo de qualidade é tão importante?

Como citado acima, um visitante não irá acessar seu site por causa do template maneiro que você arrumou ou pela sua cara bonita.

O que eles querem é conteúdo de qualidade, que supra suas fome de informação ou de entretenimento.

Caso o site não ofereça isso, dificilmente ele conseguirá receber visitantes e provavelmente não conseguirá aparecer em boas posições nos buscadores, já que o conteúdo é o principal fator que buscadores como o Google utilizam na hora de definir o posicionamento dos sites nos resultados das buscas.

Portanto, para que as pessoas tenham motivos para visitar seu blog é necessário que você ofereça conteúdo de qualidade, sendo que quanto mais, melhor.

O que seria o conteúdo de qualidade?

A percepção de conteúdo de qualidade pode variar muito de pessoa para pessoa, mas basicamente seria um artigo que contenha informações que o visitante espera ver quando procura pelo tipo de conteúdo que você oferece, de uma forma clara e concisa, sem enrolações. Para saber se o seu conteúdo está bom, peça para um amigo ver o seu conteúdo ou olhe para ele como se fosse um visitante comum e faça estas perguntas.

O conteúdo deste artigo resolve seus problemas?

Será que você sairia satisfeito após ler o conteúdo? Você indicaria o artigo para um amigo? Se o seu amigo ou mesmo você respondeu não ou mesmo ficou indeciso ao responder estas perguntas, talvez seja melhor fazer uma revisão no conteúdo, procurando adicionar, organizar ou eliminar informações desnecessárias.

Seja Produtivo

Quanto mais produtivo você for, maiores são as chances de seu site ou blog se destacar na Internet, portanto é essencial que você seja produtivo na hora que estiver criando seu conteúdo.

É muito fácil parar tudo o que estiver fazendo para conversar com alguém no Whatsapp, ver reels no Instagram ou passar horas e horas vendo vídeos no Youtube. Portanto, enquanto estiver escrevendo, procure fechar todos os programas ou páginas que possam tirar sua atenção.

Caso você não consiga se desligar desta maneira, você poderia ser mais drástico, desconectando-se da Internet, desta forma você terá certeza de que nada (pelo menos no computador) irá te atrapalhar até que sua missão seja completada (escrever o artigo)

Crie conteúdo Fácil de Ler

Neste tópico vou falar um pouco sobre como tornar o seu conteúdo mais fácil de ler de forma a prender o visitante por mais tempo dentro de seu site e até mesmo recomendar para seus amigos ou divulgar em redes sociais.

Isso é importante porque o Google (que por um acaso é o buscador que mais direciona visitantes para os sites e blogs) utilizam a taxa de rejeição como um fator determinante para o bom posicionamento do site nos resultados das buscas.

Leia também:  Regulamentação da reforma tributária tem novas datas na CCJ do Senado

O pensamento é lógico, se a grande maioria dos visitantes deixam o site logo após o acessarem, é porque a página em questão tem alguma coisa errada, portanto pode não merecer um bom posicionamento.

Por isso é muito importante organizar seu conteúdo de forma que os visitantes se sintam interessados e a vontade para ler, caso contrário seu site pode estar perdendo bons visitantes.

Para fazer isso você pode seguir estas dicas que eu mesmo utilizo em meus artigos.

Divida o conteúdo em subtítulos

A leitura de textos na tela do computador é um pouco mais difícil do que nos livros e revistas impressos, portanto é necessário formatá-lo de uma forma que seja mais fácil de ler.

Uma boa forma de fazer isso é quebrando o texto em várias partes com subtítulos sempre que o assunto mudar um pouco de rumo. Isso irá ajudar o leitor a identificar do que se trata determinado trecho e poderá passar para o próximo subtópico.

Crie espaços entre os parágrafos

Além dos subtítulos, você pode facilitar ainda mais a leitura criando espaços entre os parágrafos. Isso é interessante porque é muito mais difícil de ler um bloco grande de texto.

Adicione imagens

As imagens permitem demonstrar suas ideias de uma forma mais evidente, podendo tornar a leitura mais agradável e prender a atenção do leitor por mais tempo.

Além de melhorar o aspecto do artigo, as imagens também tem o potencial de direcionar visitantes para os artigos em buscadores como o Google Images, desde que elas sejam otimizadas para tal.

Fonte

Procure utilizar em seu template, fontes que sejam fáceis de ler e que não sejam muito pequenas. Prefira as fontes como Verdana, Arial ou Times New Roman.
Evite os erros de ortografia Os erros de ortografia grotescos também podem afastar os visitantes, pois muitos tem pavor de ler textos com erros e abreviações.

Por isso, antes de publicar um artigo, verifique se ele contém erros de ortografia. Você pode fazer isso utilizando um corretor ortográfico ou mesmo um editor de textos como o Word ou similar que ajudam a identificar as palavras ou trechos do texto que necessitam de revisão.

Revise seu conteúdo já publicado

Neste tópico vou falar um pouco sobre a importância de manter seu conteúdo atualizado de forma a mantê-lo interessante para os leitores e não ser penalizado pelo algoritmo do Google.

Porque manter o conteúdo atualizado é importante

Imagine você acessar uma página de um site qualquer e perceber que as informações são referentes a 3 ou 4 anos atrás e que muita coisa citada no artigo já mudou ou em um pior caso, descobrir que o tutorial que você tanto precisa no Google, fala sobre algo que já nem existe mais ou que não é possível executar da maneira informada.


Provavelmente você sairia da página com a impressão de que o site em questão não deve oferecer conteúdo de qualidade, o que leva o site a perder de várias maneiras, principalmente visitantes que poderiam chegar pelo marketing boca a boca.

Além disso, manter os artigos atualizados também é um importante fator para manter a página bem indexada no Google, já que ele utiliza a taxa de rejeição como um critério determinante para o bom posicionamento.

Leia também:  4 dicas para alugar um imóvel por temporada com tranquilidade

Se os visitantes começarem a sair da página logo após a acessarem porque o conteúdo não é interessante para elas, provavelmente a página em questão irá perder posicionamento até sumir das buscas do Google, porque a partir do momento em que a página não é interessante para os leitores, ela passa a não ser interessante para o Google também.

Também devemos levar em consideração que o Google fez uma atualização drástica em seu algoritmo de indexação. Acontece que este novo algoritmo é mais exigente quanto a qualidade do conteúdo presentes nos sites. Se ele for fraco ou desatualizado, são grandes as chances de a página ou mesmo o site ser penalizado.

Por isso é importante que você vasculhe seu conteúdo de tempos em tempos a procura de páginas desatualizadas que sejam necessárias fazer modificações para manter o conteúdo útil para os dias de hoje. Procure criar o hábito de fazer isso de vez em quando. Seu site/blog agradece.

Diversifique seu Conteúdo

Neste tópico vamos discutir diferentes formas de criação de conteúdo, que vão além do tradicional “café com leite” (TEXTOS), como é o caso dos vídeos, imagens e podcasts, que se bem trabalhados poderão direcionar muitos visitantes extras para seu site ou blog.

Mas porque a diversificação é importante

A diversificação é importante porque muitas pessoas já estão produzindo conteúdo que não seja na forma de textos, o que acabou gerando um público mais exigente em relação ao conteúdo, que dão preferência a este ou aquele site pelo simples fato de que ele oferece o conteúdo do jeito que ele procura.

Isso também acontece porque algumas pessoas tem mais facilidade de assimilar informações quando estão lendo ou ouvindo, já que isso estimula partes diferentes do cérebro que não seriam utilizadas caso a pessoa estivesse lendo um simples texto, o que as ajuda a guardar a informação com mais eficiência.

Vídeos

Por isso é que sites como o Youtube fazem tanto sucesso, não só pelos vídeos engraçados que podem ser encontrados lá, mas também pelas matérias, vídeo tutoriais, debates, entre outros, já que eles fornecem uma forma mais simples de aprendizado, que são preferidas por boa parte dos internautas.

Ao publicar seu trabalho em sites de compartilhamento de vídeos, você acaba criando uma nova forma de captar visitantes, que de outra forma poderiam jamais ficar sabendo da existência de seu site ou blog.

Mas é claro que para que isso aconteça é necessário que você adicione links para o seu site dentro dos vídeos e também nas páginas de apresentação.

Dicas para criar vídeos

  • Crie um tutorial sobre alguma coisa;
  • Responda a dúvidas enviadas por visitantes;
  • Discuta um assunto polêmico relacionado ao seu site.
  • Além do Youtube, você poderá publicar seus vídeos no Instagram e Tiktok

Se estiver criando tutoriais, você poderá utilizar um programa como o OBS Studio que permite gravar tudo o que está sendo feito em seu monitor.

Otimize as Páginas de seu Site

Agora vamos discutir sobre a importância de otimizar as páginas de seu site/blog (SEO). Repare que eu não vou abordar este assunto de uma forma profunda. Minha ideia é oferecer a você dicas básicas do que é mais importante. O resto se baseia em mais e mais conteúdo de qualidade, pois é isso o que os visitantes irão atrás e não das otimizações feitas nas páginas.

Leia também:  Presidente paraguaio passa mal no G20 e é hospitalizado no Rio de Janeiro

Se você quiser se aprofundar um pouco mais nas técnicas de otimização de sites, recomendo que leia a minha apostila de otimização de sites para os Mecanismos de Busca.

Seja moderado A primeira dica que eu passo é que você não seja paranoico otimizando as páginas de seu site a todo o tempo. Você poderá acabar criando um resultado contrário do desejado, sendo penalizado pelos buscadores por tentar ser um espertinho. Eu já acompanhei casos e ouvi relatos de blogueiros que saíram otimizando todas as páginas de seu blog a todo o momento, o que após alguns dias levou o blog a perder várias posições nos resultados das buscas.

Eu não sei ao certo o que aconteceu, mas acredito que essa alteração constante dos títulos e do conteúdo levou o Google a pensar que o blog em questão estava praticando técnicas Black Hat e que não merecia estar bem posicionado. É claro que o blog voltou ao que era antes após alguns meses, mas o susto foi grande.

Portanto, minha recomendação é que aprenda o básico sobre otimização e que vá implementando as técnicas em seus artigos enquanto escreve. É claro que você pode passar em um artigo já publicado e fazer uma otimização nele, mas evite a obsessão.

Lembrando que SEO sem conteúdo não funciona. Se o seu site não tiver conteúdo de qualidade, não tem SEO que dê jeito. Muitas vezes é muito melhor você perder uma hora do seu dia criando mais um artigo de qualidade do que passar este mesmo tempo otimizando suas páginas.

Preste atenção nos títulos das páginas Depois da qualidade do conteúdo o título das páginas é um dos critérios que você deve prestar atenção. Ele deve conter palavras-chaves populares que as pessoas costumam utilizar na hora em que procuram pelo tipo de conteúdo que você oferece.

Repare que o título a que me refiro não é o título visível que normalmente aparece dentro do conteúdo da página, mas sim do título que aparece no topo dos navegadores de Internet. Confira o título que aparece na página inicial do machnet.com.br

Uma ótima ferramenta que você pode utilizar é o Google Insights para Pesquisas, que permite realizar comparações entre duas ou mais palavras ou grupo de palavras para descobrir quais são mais pesquisadas pelos internautas.

Escreva com qualidade

O Google e outros grandes buscadores se preocupam em oferecer um serviço de qualidade para seus usuários, ou seja, eles procuram oferecer apenas links de sites que realmente ofereçam conteúdo que sejam interessantes para as pessoas.

Isso quer dizer que sites que apresentem conteúdo de baixa qualidade, com informações incompletas, difícil de ler ou com erros de ortografia grotescos, podem não conseguir um bom posicionamento nos resultados das buscas, já que eles não mereceram ser destacados segundo política de qualidade dos buscadores.

Por isso é muito importante focar na qualidade de seus artigos, adicionando todas as informações pertinentes, sem enrolação e apresentar toda a informação de uma forma clara e concisa.

Confira a Parte 2!

Comentários

2 respostas para “Dicas para aumentar as visitas em seu site e blog – parte 1”

  1. […] breve farei a parte 3! Enquanto isso se não leu Leia a Parte 1, Até a […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *