Débora Oliveira: Tributação internacional pode ajudar cumprimento de arcabouço fiscal

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) destacou, em seu discurso na abertura da Cúpula do Futuro da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York, no domingo (22), a importância de reformas no multilateralismo e uma maior representação do Sul Global no debate econômico mundial. Um dos temas centrais abordados foi a proposta de tributação dos super-ricos, que o Brasil pretende apresentar como legado de sua presidência no G20.

Segundo comentário da analista de Economia da CNN Brasil Débora Oliveira, a tributação internacional pode auxiliar no cumprimento do arcabouço fiscal brasileiro. A proposta, encabeçada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, já conta com o apoio de alguns países, incluindo a França, conforme informado pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.

Leia também:  Mercado eleva projeção do IPCA de 2024 pela 9ª semana

Leia mais

Mercado eleva previsão da Selic para 11,50% e vê inflação maior entre 2024 e 2026, aponta Focus

Bolsas da Europa operam sem força após contração econômica na zona do euro

Aneel cobra planos de contingência contra apagões no verão

Impacto potencial da tributação

Um estudo recente do Tax Justice Network revelou números significativos que justificam a importância dessa taxação. Segundo o levantamento, apenas 0,5% da população mundial, composta pelos super-ricos, concentra 25% de toda a riqueza global. A aplicação de uma taxa de 2% sobre essas fortunas poderia gerar uma arrecadação de aproximadamente R$ 260 bilhões para o Brasil.

Leia também:  Submarino Titan: transcrição revela discussão sobre segurança antes da tragédia

A nível global, a implementação dessa medida poderia resultar em uma arrecadação superior a 3 bilhões para as economias mundiais. Além do aspecto financeiro, a proposta também visa promover maior justiça tributária, um ponto frequentemente enfatizado pelo atual governo brasileiro.

O tema da tributação dos super-ricos deve aparecer novamente no discurso de Lula na abertura da Assembleia Geral da ONU, previsto para esta terça-feira (23). A expectativa é que o presidente brasileiro reforce a importância dessa medida como parte de uma estratégia mais ampla para reduzir desigualdades e promover o desenvolvimento econômico sustentável.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Débora Oliveira: Tributação internacional pode ajudar cumprimento de arcabouço fiscal no site CNN Brasil.

Leia também:  Qual a história de “Dan Da Dan”, novo anime da Netflix?

Publicado

em

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *