Crew-9: missão de resgate a astronautas é lançada pela SpaceX

A missão Crew-9 foi lançada à Estação Espacial Internacional (ISS) neste sábado no topo de um foguete Falcon 9, da SpaceX. Conforme o programado, o lançamento aconteceu no Complexo de Lançamento Espacial-40 da Nasa, em Cabo Canaveral, na Flórida (EUA), às 14h17, pelo horário de Brasília, e fará o resgate dos astronautas Sunita Williams e Butch Wilmore.

Os dois astronautas viajaram em junho a bordo da Starliner e deveriam ficar oito dias no espaço. Porém, o cronograma mudou por problemas na espaçonave da Boeing (que retornou sem tripulantes). O retorno da dupla deve acontecer apenas em fevereiro de 2025.

Após um lançamento tranquilo, a missão atingiu a órbita com sucesso. “Foi uma viagem maravilhosa”, disse o comandante da Crew-9, Nick Hague, pelo rádio ao controle de lançamento da SpaceX.

(Imagem: NASA)

A chegada à Estação Espacial Internacional está programada para domingo (29) às 18h30 (horário de Brasília) após uma viagem de 28 horas.

Leia também:  “Resolvemos as razões para não usar criptomoedas, mas faltam razões para usar”, diz Vitalik Buterin

Foguete Falcon 1 da Crew-9 pousou com segurança

A SpaceX relatou boa separação de estágios do foguete Falcon 9, com o primeiro retornando à Terra enquanto o segundo segue em direção à órbita. Segundo informações do Space, o primeiro estágio do foguete pousou com sucesso na Zona de Pouso 1 da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral.

Leia também:  Rio Negro atinge a maior seca de sua história

Em desenvolvimento…

Leia mais:

Saúde de astronautas “presos no espaço” é monitorada pela NASA

Falhas em aeronaves e, agora, na Starliner: Boeing enfrenta desafios

Material inovador será lançado à ISS para proteção contra detritos espaciais

A missão Crew-9

A missão Crew-9 foi planejada para levar quatro tripulantes na cápsula Crew Dragon à ISS;

Ela foi ajustada para resgatar dois astronautas da Starliner — e levou apenas o astronauta da NASA Nick Hague e o cosmonauta da Roscosmos Aleksandr Gorbunov.

Os assentos das astronautas norte-americanas Zena Cardman e Stephanie Wilson, que participariam da missão, serão ocupados daqui a cinco meses, po Williams e Wilmore, no retorno da missão;

Leia também:  Erik Menendez crítica “Monstros”, série da Netflix: “ingênua e imprecisa”

Até lá, Hague e Gorbunov vão conduzir pesquisas em órbita e caminhadas espaciais, seguindo a rotina da ISS. Os astronautas da Crew-9 substituirão a equipe da Crew-8, que está na ISS desde março;

Foguete Falcon 9 com a cápsula Crew Dragon Freedom no topo, posicionado na plataforma de lançamento em Cabo Canaveral, na Flórida. (Crédito: SpaceX)

A missão estava programada para decolar em 18 de agosto, mas foi por conta do avanço da tempestade tropical Helene. A NASA transmite o lançamento ao vivo.

O post Crew-9: missão de resgate a astronautas é lançada pela SpaceX apareceu primeiro em Olhar Digital.


Publicado

em

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *