A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, ressaltou nesta quinta-feira (26) a importância da imprensa para eleições democráticas. Ela deu a declaração em evento de inauguração do Centro de Divulgação das Eleições (CDE) 2024.
“Não há eleições democráticas sem imprensa livre e independente para que essa importante função seja levada a cada eleitor brasileiro”, disse a ministra.
Leia Mais
X envia documentos a Moraes e pede desbloqueio da rede no Brasil
Lula é alertado sobre cenário adverso para disputas legislativas em 2026
Internação de Zambelli e ausência de testemunhas esvaziam oitiva no STF
O espaço, localizado no edifício-sede do Tribunal, é destinado a jornalistas que trabalharão na cobertura das eleições municipais.
Na cerimônia de inauguração, a ministra afirmou que o CDE busca ser um local que oferece melhores condições de trabalho aos profissionais de comunicação para dar publicidade e transparência ao processo eleitoral.
Um dos objetivos é centralizar as atividades de jornalistas em um só local, para que a informação chegue aos eleitores de forma rápida, clara e objetiva.
O Centro foi montado no prédio do TSE em todas as eleições desde 2004. “Mesmo em períodos em que não havia muita possibilidade de trabalho, como em 2020, na pandemia, o espaço foi aqui feito para que todos pudessem trabalhar e ter condições de transmitir as informações”, afirmou a ministra.
O CDE conta com cerca de 530 metros quadrados, internet, estações de trabalho, espaço para entradas ao vivo na programação das emissoras de televisão, copa, banheiros, miniauditório e telões informativos.
Número de eleitores com nome social em 2024 é o maior na história
Este conteúdo foi originalmente publicado em Cármen Lúcia defende imprensa livre e independente em inauguração de espaço dedicado a jornalistas no TSE no site CNN Brasil.
Deixe um comentário