Quem acompanha o Olhar Digital regularmente já deve ter lido algum texto sobre o Spot, o cão-robô a empresa Boston Dynamics. Uma das máquinas que mais se destacam nessa categoria, ele é capaz de subir escadas, dançar, transportar materiais e até realizar inspeções térmicas.
O Spot acaba de ganhar mais uma habilidade para essa lista. Uma parceria entre a Boston e a gigante de segurança eletrônica Assa Abloy vai permitir que o robozinho comece a destrancar, de forma autônoma, portas automatizadas.
Leia mais
Boston Dinamics apresenta novo Atlas, seu robô humanoide; conheça
ChatGPT ensina cão-robô a andar em bola de pilates
Idosos vão receber cães-robô em projeto na Inglaterra
Spot pode abrir portais normais, com maçaneta, desde o ano passado, quando recebeu a atualização de uma espécie de braço mecânico.
A partir de agora, ele poderá passar também por locais com sistema de acesso digital. Aqueles que forem da Assa Abloy, é claro.
Um robô para patrulha
A ideia da empresa é que o Spot possa ser usado como uma espécie de segurança em empresas.
Ao passar de forma autônoma por essas portas, ele poderia patrulhar edifícios sem restrição alguma.
É uma boa alternativa para um vigia noturno, por exemplo.
A comunicação do cão-robô com as portas se dará por meio de Bluetooth.
Basta que você programe as credenciais corretas.
O Grupo Assa Abloy está no Brasil, mas ele é ainda mais forte na Europa e nos EUA.
A multinacional compreende hoje mais de 400 empresas subsidiárias em 70 países, com faturamento na casa dos US$ 10,6 bilhões.
Ou seja, o Spot teria um grande mercado para atuar, já que a Assa Abloy possui uma das maiores bases instaladas de sistemas de acesso a portas do mundo.
O simpático Spot, da Boston Dynamics, é um cão-robô multitarefas – Imagem: Divulgação/Boston Dynamics
Cão-robô trabalhador
O Spot foi apresentado pela primeira vez pela Boston Dynamics em 2015, mas a venda para empresas começou apenas no fim de 2019 para 2020.
De lá para cá, o simpático robô já desempenhou diversas funções. Durante a pandemia, por exemplo, ele chegou a realizar testes de Covid-19 em pessoas sem-teto no Havaí, em 2022.
Também já atuou em missões de resgate junto ao Corpo de Bombeiros de Nova York. E, mais recentemente, foi “contratado” para trabalhar em um aeroporto nos Estados Unidos, onde vai dispersar as aves, evitando acidentes aéreos.
Com a nova atualização, o Spot se credencia ainda mais como um robô para fazer patrulhas de rotina, como um segurança. No popular, é o famoso pau para toda obra. E que faz valer o alto investimento: ele custa cerca de US$ 70 mil para as companhias.
As informações são do Tech Crunch.
O post Cão-robô pode agora destrancar algumas portas automatizadas apareceu primeiro em Olhar Digital.
Deixe um comentário