Os brasileiros estão entre os que mais fazem uso de inteligência artificial no trabalho. A conclusão faz parte do Work Relationship Index 2024, estudo divulgado pela HP e que analisa exclusivamente os “trabalhadores do conhecimento”, profissionais cuja principal ferramenta de trabalho é o conhecimento adquirido em universidades ou durante sua carreira profissional.
Diferenças entre faixas etárias analisadas
De acordo com o trabalho, 82% dos trabalhadores brasileiros utilizam ferramentas de IA, como o ChatGPT, Copilot e geradores de imagens como o DALL-E. O Brasil só fica atrás da Índia, onde quase 89% fazem uso deste tipo de tecnologias.
O levantamento ainda aponta que a adoção da IA no trabalho está amplamente disseminada em todas as faixas etárias. No entanto, a geração “boomer”, com idades entre 60 e 78 anos, estão significativamente atrás em comparação com os Gen-Z, até 27 anos, e os Millennials, pessoas entre 28 e 43 anos.
Segundo a pesquisa, o amplo uso de ferramentas de inteligência artificial pode ser explicado pela facilidade para realizar tarefas cotidianas e a percepção de que esta tecnologia abre novas oportunidades, além de poder ajudar no equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
O Work Relationship Index 2024 ouviu 15,6 mil participantes, incluindo trabalhadores do conhecimento, tomadores de decisão em TI e líderes empresariais de 12 países. Você pode conferir o estudo na íntegra clicando aqui.
Leia mais
IA no Brasil: as mudanças no futuro do seu trabalho
ONGs pedem maior inclusão social na regulação da IA no Brasil
Brasil anuncia plano de IA com investimento de R$ 23 bilhões
IA ‘lê’ propostas de candidatos a prefeituras do Brasil todo para você
Confira os cinco países onde a IA é mais usada no trabalho:
Índia: 89%;
Brasil: 82%;
México: 72%;
Austrália: 69%;
França: 53%.
O post Brasil é o 2º país do mundo que mais usa IA no trabalho, diz estudo apareceu primeiro em Olhar Digital.
Deixe um comentário