Após onda de calor, temperatura despenca na capital paulista

Após dias intensos de calor, uma onda de frio chegou a São Paulo neste domingo (15) e deve aliviar pelo menos momentaneamente o clima seco na capital paulista.

Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da cidade, os termômetros marcam em média 17°C na manhã deste domingo e a previsão é de máximas próximas dos 22°C. A umidade relativa do ar está em 92%.

No sábado (14), o dia foi abafado com termômetros superando os 30°C, e a máxima da umidade relativa do ar foi só de 40%.

A queda na temperatura na capital se deve aos ventos que chegam ao Sul e Sudeste neste fim de semana, transportando a umidade do oceano para a Grande São Paulo. Por conta do fenômeno, nebulosidade, garoa e chuviscos podem ser aguardados ao decorrer do dia.

Leia também:  River Plate bate Colo-Colo e classifica para a semifinal da Libertadores

Leia mais

Governo de SP realiza maior operação aérea da história contra incêndios

Incêndios causam “níveis altíssimos” de gás perigoso na atmosfera do Brasil, diz MetSul

Rio de Janeiro registra mais de 16 mil incêndios florestais em 2024

Com isso, o friozinho deve aliviar significativamente o tempo seco dos últimos dias, elevando os índices de umidade, melhorando a qualidade do ar e amenizando o calor.

Além disso, chuvas fortes devem ser aguardadas para o litoral sul do estado. Já a Grande São Paulo deve registrar apenas chuvas mais fracas, garoa e chuviscos.

Leia também:  Ofertas do dia: caixonas de som com até 28% off na Amazon! Aproveite!

Na segunda-feira (16), as temperaturas não terão grandes mudanças. As mínimas oscilam em torno dos 16°C, enquanto as máximas não devem superar os 20°C. O dia deve ser alternando também entre garoa e chuvas fracas.

Porém, as baixas temperaturas devem durar só até o início da próxima semana. A previsão é que o calor e o tempo seco voltem de forma intensificada após a passagem da frente fria.

Onda de calor intenso

Desde o último domingo (8), a Defesa Civil Municipal de São Paulo mantém a cidade em estado de atenção para altas temperaturas. O tempo favorece principalmente a formação e propagação de queimadas pelo estado, prejudicando assim a qualidade do ar dificultando a dispersão de poluentes.

Leia também:  45 franquias baratas de alimentação a partir de R$ 6.999 para empreender em 2025

Segundo a agência suiça IQAir, a cidade de São Paulo foi considerada a metrópole com o ar mais poluído do mundo na semana passada. A marca foi a pior registrada na cidade nos últimos 40 anos, de acordo com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).

*Sob supervisão de Carolina Figueiredo

Este conteúdo foi originalmente publicado em Após onda de calor, temperatura despenca na capital paulista no site CNN Brasil.


Publicado

em

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *