Como consigo escrever muito em tempos de IA?

Muita gente me pergunta como consigo escrever muito, publicar todos os dias e manter a qualidade. O Mapa de Idéias é uma lista que organiza de forma visual a hierarquia de Assunto (nicho), Assuntos Relacionados (Temas) e Sub-temas em seu blog. Usando esse método você poderá escrever sempre e sempre terá novas idéias para continuar publicando em suas redes sociais.

Pontos iniciais.

É indispensável saber exatamente quais são seus objetivos e seu público alvo antes de começar um blog e saber exatamente sobre o que você quer publicar.

Para seguir com o Mapa de idéias e construir um para seu blog, tudo o que você precisa é de papel e uma caneta/lápis. Escreva no topo do papel o nome de seu blog e o nicho, qual o assunto central.

Logo abaixo, ligando por linhas, escreva ao menos dois Temas (assuntos relacionados) que descrevem o Assunto Central e que pautam o seu conteúdo, que você deseja tratar diretamente.

Como exemplo para esse primeiro ponto, podemos ter:
• Assunto central (Nicho) = Pesca Esportiva
◦ Assunto Relacionado 1 = Pesca em Rios (Fluvial)
◦ Assunto Relacionado 2 = Pesca no Mar (Marítima)

Seu blog pode ter mais de dois Assuntos relacionados. É tudo aquilo que descreve e diz diretamente sobre o assunto principal de seu blog e que pode ainda ser subdividido em outros pequenos temas, o que chamaremos de Sub-temas.

Cada Assunto Relacionado, portanto, deverá ter vários sub-temas. São esses que vão dar a pauta de seu conteúdo. O ideal é que para cada Assunto Relacionado tenha ao menos 3 Sub-temas.

Continuando usando o exemplo de pescaria, poderíamos fazer assim uma pequena lista:


• Assunto central (Nicho) = Pesca Esportiva


◦ Assunto Relacionado 1 = Pesca em Rios (Fluvial)
▪ Sub-tema 1.1 = Motores e barcos
▪ Sub-tema 1.2 = Lugares turísticos para pesca esportiva
▪ Sub-tema 1.3 = Questões ambientais
 

◦ Assunto Relacionado 2 = Pesca no Mar (Marítima)
▪ Sub-tema 2.1 = Pesca de superfície
▪ Sub-tema 2.2 = Pesca em mergulho

Pesquisando para os Sub-temas.

Seguindo essas etapas simples você já tem em mãos tudo o que precisa para começar a pesquisar e ler, juntando todo o material que vai precisar para escrever.

A pesquisa nessa etapa é fundamental para algumas questões que passam desde a criação de conteúdo direcionado para o seu público alvo e saber o que esse público está buscando, bem como para fazer uso de técnicas de SEO que vão melhorar a indexação de seu blog nos resultados orgânicos dos mecanismos de pesquisa e a escolha certa das Palavras-chave.

Existem duas ferramentas para pesquisar palavras-chave. É extremamente importante conhecer e usar esses recursos para elevar o nível de qualidade dos artigos que você escreve em seu post:


• KeyWord Tool – Ferramenta para Palavras-Chave
• Google Insights for Search: Palavras-Chave e Relevância

Criando Conteúdo: Tópicos dos sub-temas.

Agora é hora de começar a escrever os tópicos, que serão transformados de fato nos artigos, no conteúdo e postagens de seu blog. Pesquise para cada sub-tema as palavras-chave mais importantes e a partir delas e das pesquisas e leituras que você fez, determine os tópicos que quer abordar. Para cada sub-tema escreva ao menos 5 Tópicos que poderão até virar o título dos artigos.

Leia também:  Dúvidas dos Alunos: Ambiguidade em Tipos de Dados no Oracle

Se você fizer as contas, baseando nesse modelo que usamos aqui, teremos então 1 Tema Central com 2 Assuntos relacionados e mais 5 sub-temas. Onde para cada sub-temas serão preparados 5 tópicos, o que ao ser multiplicado pelo número de sub-temas (5 x 5) teremos 25 Tópicos – isso significa que você tem à mão 25 artigos para publicar em seu blog.


Com toda certeza seu blog tem mais que 5 sub-temas e você pode criar bem mais tópicos para cada um deles, o que eleva as possibilidades de geração de conteúdo do seu blog ao infinito. Ao se organizar assim você terá mais tempo para escrever, saberá os objetivos de seu blog e terá mais domínio do seu conteúdo, podendo interligar melhor os textos e se preparar de forma mais eficiente para divulgar.

Os benefícios de se organizar assim são visíveis, pois exigirá mais leitura e pesquisa, aumentando também a sua capacidade de escrever cada vez mais e melhor. ­

Se você está publicando um post

Se você está publicando um blog, tendo começado há poucos dias ou já faça isso por meses ou até anos, está na hora de rever suas prioridades e objetivos para garantir o sucesso desejado. Veja no final desse texto outros artigos para ajudar você a refletir sobre o que é ter um blog.

  1. Foco no Visitante e todo o resto dará certo.
    Concentre-se em oferecer a melhor experiência ao seu visitante. Se quer conquistar um público fiel, então priorize as vontades e desejos de seus visitantes, daquele que é o seu público alvo, oferecendo conteúdo de qualidade, sempre atualizado e amplo.

Cuide para ter um blog leve, fácil de navegar e que ofereça uma experiência satisfatória, ou seja, que seu visitante encontre o que procura e que você ofereça o que promete.
• O layout tem que ser claro e simples.
• Seu blog precisa ser leve e carregar rapidamente.
• Se for colocar publicidades (monetizar) que seja de anunciantes relevantes para o seu público.
Isso vai garantir que as pessoas retornem, assinem seu Feed, link seu conteúdo e recomende para outros.

  1. É melhor fazer uma só coisa, mas fazer bem feito!
    Tenha um objetivo claro e escolha um único nicho para atuar. Evite dispersão e não faça do seu blog um “jornal popular” cheio, mas sem conteúdo. Com isso seu blog terá um público bem definido e um único tema ou assunto vai ocupar sua atenção e você terá mais capacidade para pesquisar e aprofundar. Mesmo que você seja uma pessoa multi-disciplinar e consiga entender e fazer mil coisas ao mesmo tempo, focar-se em um nicho mostrará ao seu público que você tem objetivos e está preocupado em oferecer algo com qualidade.

Faça bem feito, faça o melhor dedicando-se à centralidade, ao específico e sua capacidade de crescimento será quase ilimitada. Blogs que tratam de muitos temas e assuntos perdem-se e o leitor nunca saberá se pode contar com aquele blog para ler mais sobre o que gosta.

  1. Rápido é melhor que devagar.
    Se você escolheu um único nicho, um único tema, então precisa ler e estudar muito sobre isso e precisa publicar na mesma velocidade. Atualize sempre o seu conteúdo. Todos queremos algo novo, gostamos de novidades constantemente e você não pode ser o último a tratar sobre assuntos que dizem respeito ao seu tema central. Assim, nunca deixe para amanhã; não permita que seu blog fique desatualizado e, sempre que tiver algo para escrever e publicar, faça isso na hora.
    Leia o que outros estão publicando, esteja nas redes-sociais e informe-se ao máximo para estar sempre no “lugar certo e na hora certa”. Com isso seus visitantes serão fidelizados por confiarem que, lendo seu blog, sempre ficarão sabendo primeiro.
  2. A Democracia na Web funciona.
    Blog é sinônimo de “compartilhar”, seja informação, idéias ou mesmo relacionamentos e pessoas. É a forma de democratizar a informação e a capacidade humana de propagar seus pensamentos livremente, onde todos têm o mesmo espaço e direito. Nunca se sinta o melhor, nem o dono de nada na web. Você é dono de seus artigos e de suas idéias e isso é direito seu e ninguém pode copiar você. Mas todos podemos compartilhar a informação.
    Dê crédito, indique links, aponte para além do seu blog e não queira monopolizar seu público. Todos podemos ir e vir livremente e, quanto mais livre o seu visitante se sentir, mas vezes ele voltará para ver onde mais você pode guiá-lo e ajudá-lo a chegar.
  3. O visitante não precisa entrar em seu blog para encontrar a informação.
    Ofereça seu conteúdo de todas as formas possíveis para seu leitor se identificar com você. Nem todos vão procurar o que você tem a oferecer apenas nos mecanismos de busca e nem sempre você estará no topo dos resultados. Compartilhe seus artigos e conteúdos nas redes-sociais, nos fóruns e nas comunidades, bem como nos agregadores de conteúdo. Ofereça o seu Feed completo, crie uma versão para celular, newsletter, SMS… seja criativo para que as pessoas cheguem ao seu conteúdo, mesmo que não passe necessariamente por seu blog.
Leia também:  Figurinha para WhatsApp: como fazer e personalizar para o marketing da sua empresa?

Também existem milhares de caminhos para que alguém encontre o seu endereço e se identifique com o que você oferece. Um blog tem que ser móvel e amplo, indo além de suas páginas estáticas e sempre iguais.

  1. Você pode ganhar dinheiro sem ser mau.
    Monetizar o conteúdo de seu blog é um direito seu e é o objetivo de muitos blogueiros. Você pode fazer isso de diversas maneiras, mas faça da forma mais honesta possível. Ofereça produtos e serviços que atendam sinceramente o seu público. Só faça propaganda de produtos e serviços que você realmente usaria e só use serviços de afiliados que seja contextual.

Não use de trapaças nem para com o seu público, nem para com os sites terceiros que contratarem seus espaços. Dinheiro fácil pode ser bom a curto prazo, mas credibilidade só se conquista a longo prazo.

Usem bem os seus espaços e não comprometa seus artigos e textos só para ter mais lucro, nem iluda o seu público só para gerar mais cliques ou vendas, com falsos artigos, informações distorcidas ou falsos conteúdos só para atrair paraquedistas. Você só perderá credibilidade e nunca será um blog de respeito, nem poderá ganhar dinheiro de verdade.

  1. Há sempre mais informações em outros lugares.
    Faça do seu blog um lugar para ampliar conhecimento, oferecer entretenimento ou ampliar debates, mas que não se feche em si mesmo. Amplie a experiência de seus visitantes para irem além de seus artigos. Para isso coloque links de artigos complementares ou de textos, notícias e vídeos que ilustram o que você tratou naquele artigo. Debata com outros blogs do mesmo nicho ou pessoas em fóruns e comunidades de seu tema e ensine seus visitantes a fazerem o mesmo.
    Isso dá credibilidade a você e te fará uma referência para a pesquisa e aprofundamento daquele assunto. As pessoas vão querem saber o que você está lendo e onde busca suas informações e vão sentir que participam de suas idéias e também terão interesse em comentar seus textos e participar de seus artigos.
    Você não é o único a tratar sobre aquele assunto, todos sabemos disso e você pode ter a posição de se tornar uma fonte de informações reconhecida para o seu público alvo, que sempre retornará para saber mais.
  2. A necessidade de informações ultrapassa todas as fronteiras.
    Se você domina um outro idioma, então pesquise e leia o que sites e blogs de seu nicho estão publicando nesta outra língua, principalmente o inglês – que é a língua “oficial” da internet. Também é importante publicar em outro idioma (mais uma vez de preferência o inglês) já que a internet não está restrita a um único país e seu conteúdo pode ser encontrado em qualquer parte do mundo, acessível para quem desejar.
    Se não sabe outra língua, então ofereça tradutores automáticos para que, se pessoas de outros países encontrarem seus artigos e conteúdo, possam, com um clique ter acesso aos seus textos, mesmo que de forma mais rudimentar numa tradução “mecânica”.
  3. Você pode ser sério sem um terno.
    A credibilidade de um blog e seu profissionalismo podem ser notados até num site de humor ou escrito em “miguxês”. Não importa o seu nicho, nem o seu público alvo, sempre há espaço para a seriedade e para o compromisso com o seu público. Ter uma ordem nas atualizações, estar sempre pesquisando e escrevendo com compromisso e objetivo, mostram que um blog deve ser levado a sério.
    Isso passa pela forma de se escrever um artigo, pelo layout usado e pelo constante interesse em melhorar e oferecer o melhor para o seu público leitor e visitante. Faça tudo com seriedade e tenha compromisso para que seu blog sobreviva e para que outros também levem você a sério.
  4. Ótimo não bom o suficiente.
    “Sempre forneça mais que o esperado”. Mesmo que um dia você chegue ao topo, e seja considerado o melhor, sempre terá algo mais a ser feito. Nunca se contente com o que já tem, nem se considere melhor que a maioria ou se vanglorie de ser melhor que alguns. Queira sempre mais, invista sempre mais e tente sempre se superar. Tenha metas novas a cada dia para não parar de desejar e sonhar.
Leia também:  Conheça as melhores 10 ferramentas de pesquisa e análise de mercado para o seu negócio!

Estude mais e sempre pesquise mais para oferecer sempre o melhor e queira sempre melhorar.

É isso pessoal até a próxima.


Publicado

em

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *