Preço das baterias de carros elétricos deve cair pela metade até 2026, aponta estudo

Um estudo recente do Goldman Sachs revela que os preços das baterias de íons de lítio, essenciais para veículos elétricos, devem cair pela metade nos próximos dois anos. A redução no custo dessas baterias é vista como fundamental para tornar os carros elétricos mais acessíveis e competitivos em comparação aos modelos movidos a combustíveis fósseis.

Atualmente, o preço elevado das baterias é um dos principais desafios para a popularização dos veículos elétricos. A queda significativa de preços prevista pelo estudo pode transformar o cenário da mobilidade elétrica, ajudando tanto consumidores quanto fabricantes de automóveis a superar esse obstáculo.

Linha de produção de baterias de íons de lítio para carros elétricos. (Imagem: to:guteksk7 / iStock)

Queda rápida nos preços de baterias de veículos elétricos até 2026

De acordo com a pesquisa, o preço médio global de um pacote de baterias deve cair para US$ 82 por quilowatt-hora (kWh) até 2026.

Para comparação, em 2023, o custo médio é de US$ 149/kWh. Essa redução de aproximadamente 50% é também um grande salto em relação aos preços de uma década atrás, quando as baterias custavam cerca de US$ 780/kWh.

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Ainda segundo a previsão, até o final de 2024, o preço por kWh já deve estar em torno de US$ 111.

Essa queda de preços é vista como crucial para atingir a paridade de custo total de propriedade entre veículos elétricos e carros movidos a gasolina, nos Estados Unidos, sem a necessidade de subsídios governamentais.

Incentivos e desafios atuais

Apesar de modelos mais acessíveis estarem surgindo no mercado, esses casos ainda são exceções. Atualmente, a maioria dos carros elétricos novos custa significativamente mais do que seus equivalentes a gasolina. Incentivos fiscais, como o crédito de imposto de US$ 7.500 para elétricos nos Estados Unidos, ajudam a equilibrar os custos para os consumidores e montadoras, mas não são soluções de longo prazo.

Ainda assim, os fabricantes de veículos tradicionais continuam enfrentando desafios para lucrar com os carros elétricos, devido ao alto custo das baterias e às baixas quantidades de produção.

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Inovações tecnológicas e queda nos preços das matérias-primas

O estudo do Goldman Sachs aponta que a inovação tecnológica tem sido um dos principais fatores que impulsionam a queda dos preços das baterias, permitindo que as empresas produzam baterias mais eficientes a um custo menor. Além disso, o preço de matérias-primas essenciais, como lítio e cobalto, também tem diminuído, após anos de alta devido à alta demanda e interrupções nas cadeias de suprimento.

Com o aumento da capacidade de mineração e processamento desses metais, o preço das baterias deve continuar a cair gradualmente até 2030. Os pesquisadores do Goldman projetam que o preço médio global por kWh deve chegar a US$ 64 até o final da década, cerca de um terço do valor registrado em 2019.

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Reviravolta no mercado de elétricos em 2026

A expectativa dos analistas do Goldman Sachs é de que essa redução nos custos das baterias leve a uma retomada significativa da demanda por veículos elétricos a partir de 2026. Segundo Nikhil Bhandari, co-diretor de Pesquisa do Goldman Sachs, o ano de 2026 será o marco de uma nova fase de adoção de veículos elétricos, impulsionada principalmente pela economia.

Produção de veículos elétricos. (Imagem: SweetBunFactory / iStock)

Atualmente, o mercado de veículos elétricos nos Estados Unidos enfrenta uma desaceleração no crescimento da demanda, em parte devido aos altos preços dos carros e às elevadas taxas de juros. Porém, a paridade de custo de propriedade com os carros a gasolina deve tornar os veículos elétricos uma opção mais óbvia e atrativa para os consumidores nos próximos anos.

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