Furacão nos EUA: veja como estado da Flórida se prepara para chegada do Milton

Nos Estados Unidos, o governador da Flórida, Ron DeSantis, apresentou alguns fatos e números, nesta terça-feira (8), sobre como o estado está se preparando para a chegada do furacão Milton, prevista para quarta-feira (9).

A preparação da Flórida para o furacão Milton, em números:

Mais de 350 ambulâncias e mais de 30 “paratransit” (serviço de transporte que complementa o transporte coletivo) estão em operação;

O estado tem 268 mil galões de diesel e 110 mil galões de gasolina e está usando isso para ajudar a reabastecer postos de gasolina que estão com pouco estoque;

Mais de 300 caminhões-caçamba estão trabalhando para remover os destroços deixados pelo furacão Helene há duas semanas;

Até agora, 1.200 caminhões com destroços, ou cerca de 16.820 m³, foram removidos de áreas duramente atingidas nas últimas 24 horas;

Antes do furacão atingir a costa, cerca de 8 mil homens da Guarda Nacional da Flórida serão mobilizados;

O estado tem 34 aeronaves de busca e salvamento disponíveis.

Leia mais:

Furacão Milton é a tempestade mais forte do planeta em 2024

Furacão Milton deve ganhar força nas próximas horas

“Vocês vão morrer”: prefeita de cidade na Flórida alerta moradores que não deixarem região até chegada do furacão Milton

Embora dezenas de abrigos já estejam disponíveis na Flórida para preparação para o furacão Milton, o estado abrirá locais adicionais perto de rodovias interestaduais que podem acomodar milhares de pessoas que se encontram presas, disse o governador Ron DeSantis.

Leia também:  Análise: Doações de campanha são termômetro tão importante quanto pesquisas nos EUA

“Temos um dos locais que pode receber 10.000 (pessoas). Outros receberão vários milhares. Mas estes são projetados para ser um abrigo de último recurso”, disse DeSantis.

O estado abrirá inicialmente quatro abrigos de grande porte perto da Interestadual 4 e da Interestadual 75, disse o governador, com a possibilidade de adicionar mais 10, se necessário.

“Pode ser uma situação em que, se você estiver tentando hoje à noite, estiver na estrada, o trânsito estiver ruim, e você disser: ei, tem um abrigo aqui em Lakeland onde eu posso ir e esperar a tempestade passar e depois voltar, essa é uma opção absolutamente segura”, disse DeSantis.

Furacão Milton é a tempestade mais forte do planeta em 2024

Com ventos sustentados de 281 km/h, o furacão Milton é a tempestade mais forte registrada em qualquer lugar do planeta neste ano.


Furacão Milton em imagem de satélite • Reuters

Milton também é o furacão mais forte no Atlântico desde Dorian, de 2019, que teve ventos máximos sustentados de 297 km/h.

Além disso, ele é um dos dez furacões mais fortes já registrados no Atlântico. Está “empatado” em nono lugar com várias outras tempestades, incluindo o Katrina, de 2005, e o Maria, de 2017.

O furacão mais forte de todos os tempos no Atlântico foi o Allen, de 1980, que teve ventos máximos sustentados de 300 km/h.

Leia também:  Misteriosa ‘cordilheira netuniana’ pode esconder exoplanetas

 

Este conteúdo foi originalmente publicado em Furacão nos EUA: veja como estado da Flórida se prepara para chegada do Milton no site CNN Brasil.


Publicado

em

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *