Strava: o que é e para que serve app?

Os praticantes de atividade física, especialmente aquelas que gostam de correr, pedalar e fazer exercícios ao ar livre, podem se beneficiar com o uso do Strava. Ele atende desde atletas amadores até profissionais, proporcionando ferramentas para o rastreamento de desempenho, análise de dados e interação social. 

Corredores e ciclistas formam o público principal do Strava, pois ele oferece métricas detalhadas sobre velocidade, distância, elevação e outros dados essenciais para monitorar o progresso e comparar o desempenho.

É ideal tanto para aqueles que estão começando nas atividades quanto para atletas que competem e querem melhorar tempos em segmentos ou conquistar desafios.

O que é Strava?

Strava é uma plataforma de rastreamento de atividades físicas que permite a ciclistas, corredores e outros atletas gravar, analisar e compartilhar suas atividades. Disponível como aplicativo móvel e site, o Strava utiliza dados de GPS para monitorar distâncias percorridas, tempo, elevação, velocidade e outras métricas associadas a esportes ao ar livre.

O Strava usa o GPS do seu smartphone ou dispositivos de terceiros (como Garmin ou Suunto) para rastrear suas corridas, pedaladas, caminhadas, e outras atividades físicas. Você pode visualizar métricas detalhadas de cada atividade, como distância, ritmo, calorias queimadas e elevação.

Leia também:  Palmeiras estipula multa de R$ 610 milhões para joia do sub-20

Para que serve Strava?

O Strava é uma plataforma digital que serve principalmente para rastrear e monitorar atividades físicas, como corridas, pedaladas e outros esportes ao ar livre. Ele usa dados de GPS para registrar informações detalhadas das atividades, permitindo que os usuários acompanhem seu desempenho, analisem métricas e interajam com uma comunidade de atletas. 

O Strava permite que você registre suas corridas, pedaladas, caminhadas, natação e outras atividades ao ar livre, fornecendo métricas como distância percorrida, tempo, ritmo, elevação, frequência cardíaca (com monitores), entre outras.

Ele utiliza o GPS do seu dispositivo (smartphone ou relógio esportivo) para gravar os dados da rota e criar um histórico das suas atividades.

Leia mais:

Simples e sem custos: essa prática esportiva está se popularizando no mundo

Tempo parece passar mais devagar na academia? Cientistas querem entender o porquê

10 melhores aplicativos para monitorar atividades físicas

A plataforma oferece uma visão detalhada do seu desempenho, permitindo que você veja sua evolução ao longo do tempo e ainda pode comparar seus tempos, verificar sua melhora em termos de ritmo e analisar outros dados importantes para otimizar seus treinos.

Leia também:  Black Friday 2024: quais são os golpes mais comuns e como se proteger

Um dos recursos mais populares do Strava é a capacidade de competir com outros usuários em segmentos — trechos de rota que permitem comparar seu tempo com o de outras pessoas que percorreram o mesmo caminho.

(Imagem: Ascannio / Shutterstock.com)

Você pode conquistar títulos como “Rei da Montanha” (KOM) ou “Rainha da Montanha” (QOM) ao ter o melhor tempo em determinados segmentos.

E com esse objetivo de interação social, Strava funciona como uma rede social para atletas. Você pode seguir amigos, colegas de treino ou até atletas profissionais, ver suas atividades, curtir e comentar nos treinos deles.

É uma forma de obter e fornecer motivação, compartilhar conquistas, e participar de clubes de corrida, ciclismo ou outras modalidades, onde há desafios internos e competições.

O Strava pode te ajudar descobrir novas rotas de corrida ou ciclismo, usando as atividades de outros usuários como base. Ele oferece a função de criação de rotas personalizadas, permitindo planejar seus treinos com antecedência. A visualização de rotas populares em regiões desconhecidas também é útil para quem gosta de viajar e continuar seus treinos em novos lugares.

Leia também:  Como ver quem segue você no Facebook

Strava é compatível com uma ampla gama de dispositivos de rastreamento, como Garmin, Suunto, Apple Watch, Fitbit e outros relógios inteligentes e monitores de frequência cardíaca. Isso facilita o sincronismo de dados entre o Strava e os seus dispositivos de monitoramento.

Para aqueles que buscam um treinamento mais estruturado, o Strava oferece ferramentas para planejar treinos e acompanhar o progresso ao longo do tempo. Possui planos de assinatura (confira imagem abaixo). Com o Strava Premium, por exemplo, você pode acessar planos de treino e análise detalhada para ajudar a melhorar seu desempenho de forma mais focada. Também disponibiliza ferramentas que fazem análises mais profundas, incluindo zonas de frequência cardíaca, carga de treino e comparações de desempenho semanais e mensais.

Planos de assinatura disponíveis na plataforma

O post Strava: o que é e para que serve app? apareceu primeiro em Olhar Digital.


Publicado

em

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *