Conforme noticiado pelo Olhar Digital, pesquisadores descobriram que um pequeno asteroide chamado 2024 PT 5 fará uma órbita ao redor da Terra a partir deste fim de semana, agindo temporariamente como uma espécie de ‘minilua‘ antes de seguir viagem para outras partes do Sistema Solar.
Diferentemente da Lua, que acompanha o planeta há bilhões de anos, esse objeto vai transitar ao redor da Terra por apenas dois meses antes de seguir seu caminho de volta para o cinturão de asteroides do qual faz parte.
De acordo com as análises divulgadas até o momento, o asteroide, que mede cerca de 10 metros, orbitará nosso planeta entre este domingo (29) o dia e 25 de novembro.
Órbita do asteroide 2024 PT5 próximo à Terra. Crédito: SSD/JPL/NASA
A descoberta foi feita por uma equipe de cientistas especializados em “eventos de miniluas”, que monitoram constantemente o espaço em busca de objetos com comportamentos incomuns.
É comum a Terra manter miniluas temporárias
Segundo a pesquisa, publicada na revista The Research Notes of the AAS, o 2024 PT5 pertence ao cinturão de asteroides Arjuna, um grupo de rochas espaciais que seguem órbitas semelhantes à da Terra, a cerca de 150 milhões de quilômetros do Sol.
Carlos de la Fuente Marcos, professor da Universidade Complutense de Madrid e principal autor do estudo, explicou ao site Space.com que os asteroides do cinturão Arjuna fazem parte de uma população de objetos próximos à Terra.
Asteroide de 10 metros ficará temporariamente preso à gravidade da Terra. Crédito: Gabriel Sérvio/Imagem criada por DALL-E
Segundo ele, alguns desses objetos podem se aproximar a uma distância de 4,5 milhões de quilômetros do nosso planeta, a uma velocidade relativamente baixa de 3.540 km/h. “Nessas condições, a energia geocêntrica do objeto pode se tornar negativa e o objeto pode se tornar uma lua temporária da Terra. Este objeto em particular passará por esse processo a partir da próxima semana e por cerca de dois meses”, disse Marcos. “Não seguirá uma órbita completa ao redor da Terra”.
De acordo com o professor, essa captura temporária é comparável a um cliente olhando uma vitrine, sem realmente entrar na loja – dando “só uma passadinha”.
Leia mais:
Entenda o que é a Lua, como e quando ela se formou
7 dicas para fotografar a Lua com seu celular
Como uma explosão nuclear pode proteger a Terra de asteroides?
Os “eventos de minilua” são classificados em dois tipos: capturas longas e curtas. Capturas longas podem durar anos e envolver uma ou mais revoluções completas ao redor da Terra, enquanto capturas curtas, como a do 2024 PT5, geralmente duram semanas ou meses, sem que o objeto complete uma órbita.
Esses eventos de curta duração ocorrem com mais frequência, acontecendo várias vezes por década. Já as capturas longas são mais raras, ocorrendo a cada 10 ou 20 anos. Após seu período de minilua, o 2024 PT5 será ejetado da órbita terrestre devido à influência gravitacional do Sol e retornará a Arjuna.
Infelizmente, o 2024 PT5 não será visível para observadores comuns. Segundo Marcos, devido ao seu pequeno tamanho e baixa luminosidade, será necessário um telescópio profissional de pelo menos 30 polegadas de diâmetro para observá-lo.
O post Terra ganha ‘minilua’ neste fim de semana apareceu primeiro em Olhar Digital.
Deixe um comentário