O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou durante o Brazil Conference 2024, do Banco Safra, nesta quarta-feira (25), que a inflação no Brasil continuará caindo sucessivamente neste ano e no próximo.
“Estamos pelo segundo ano seguido derrubando a inflação. A inflação deste ano vai ser menor que a do ano passado, e não há nenhuma razão para não imaginar que a inflação do ano que vem será maior que a deste ano, a julgar inclusive pelos indicadores divulgados agora”, disse.
Leia Mais
Economia global deve manter estabilidade no crescimento de 3,2% este ano, diz OCDE
“Prévia da inflação”: IPCA-15 sobe 0,13% em setembro com pressão de energia, diz IBGE
Impacto da seca sobre preço de alimentos preocupa, diz Campos Neto
Em 2023 a inflação medida pelo IPCA fechou em 4,62% no acumulado de 12 meses. Para este ano a expectativa do Ministério da Fazenda é de 4,25%, número pouco inferior aos 4,37% estimados pelos consultados do Boletim Focus, do Banco Central (BC).
A Fazenda prevê inflação de 3,4% para 2025. Neste caso o descompasso com o Focus é maior, já que a sondagem prevê IPCA de 3,97% ao ano. A meta do BC é de 3%, com tolerância até 4,5%.
Dentre as divulgações recentes – mencionadas por Haddad – está o IPCA-15, a chamada prévia da inflação, que ficou em 0,13% em setembro, segundo divulgação do IBGE nesta quarta-feira. O dado ficou bem abaixo das expectativas do mercado, de 0,29%.
“Mas obviamente que há desafios, como a questão climática, por exemplo. Preços de alimentos e energia são afetados por isso”, ponderou.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Inflação cairá neste ano e em 2025 será ainda menor, diz Haddad no site CNN Brasil.
Deixe um comentário