O X, antigo Twitter, divulgou um relatório detalhado sobre suas práticas de moderação de conteúdo desde que Elon Musk assumiu a empresa. Trata-se do primeiro relatório em mais de um ano e oferece novas informações sobre como a X aplica suas regras, especialmente em relação às preocupações de anunciantes sobre toxicidade na plataforma.
Os dados do primeiro semestre de 2024 mostram que as suspensões de contas mais que triplicaram, com cerca de 5,3 milhões de contas suspensas, em comparação com 1,6 milhão no mesmo período de 2022.
Além disso, a X “removeu ou rotulou” mais de 10,6 milhões de postagens por violação das regras, sendo quase metade delas relacionadas à política de conduta odiosa, com 4,9 milhões de postagens afetadas. Postagens sobre abuso e assédio (2,6 milhões) e conteúdo violento (2,2 milhões) também contribuíram significativamente para essas remoções.
Conteúdo abusivo no X tem sido um problema crescente
Embora esses números não contem toda a história — já que o X não diferencia entre remoções e postagens rotuladas — eles indicam que o conteúdo odioso, abusivo e violento é um grande desafio para a plataforma.
A empresa, contudo, afirma que menos de 1% de todas as postagens violam suas regras.
Os dados também sugerem um aumento significativo nesse tipo de conteúdo desde o último relatório do Twitter, em 2021, que registrou 1,3 milhão de contas suspensas e 4,3 milhões de ações tomadas em postagens.
Em abril passado, a X havia publicado um relatório resumido com algumas estatísticas, mas sem muitos detalhes sobre solicitações governamentais.
O novo relatório é mais abrangente, indicando que o X recebeu 18.737 solicitações de informações de governos, principalmente da UE, com uma taxa de resposta de 53%.
A empresa também recebeu 72.703 pedidos para remoção de conteúdo, tomando medidas em mais de 70% dos casos, com o Japão respondendo pela maior parte desses pedidos (46.648), seguido pela Turquia (9.364).
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