Fusão de galáxias e eclipse lunar nas Imagens Astronômicas da semana

Toda semana, no Programa Olhar Espacial, exibimos duas imagens astronômicas que se destacaram na semana que passou. E na última semana, apresentamos mais duas imagens de uma série em que mostraremos astrofotografias produzidas aqui no Brasil, por brasileiros. Confiram:

Fusão de Galáxias

[ Créditos: Rafael Sampaio – Obstech, Chile ]

A primeira imagem é um registro espetacular do ARP 271, um par de galáxias espirais de tamanho semelhante interagindo entre si. As galáxias NCG 5426 e NGC 5427 têm aproximadamente 60 mil anos-luz de diâmetro, cada, e estão num processo de colisão que ainda deve durar alguns milhões de anos. Na verdade, como ARP 271 está localizado a cerca de 130 milhões de anos-luz de distância, é provável que essa colisão já tenha formado uma única galáxia, resultado da fusão entre NCG 5426 e NGC 5427, mas que a luz destes dramáticos momentos intergalácticos ainda não tenha chegado até nós.

Leia também:  Assassinato de delator do PCC é ‘competência do estado’, afirma Lewandowski

Original em: https://www.apodbrazil.com/gallery/110 

Eclipse Parcial da Lua

[ Créditos: Alexsandro Mota, Conceição do Coité, BA ]

Já a segunda imagem é um belíssimo registro do eclipse parcial da Lua que ocorreu no início desta semana. Por pouco mais de 1 hora, o astro esteve parcialmente escurecido pela sombra da Terra. Os eclipses lunares ocorrem quando o Sol, a Terra e a Lua se encontram alinhados no espaço com o nosso planeta projetando sua sombra na superfície lunar. No ápice deste último eclipse, a sombra terrestre ocupou apenas 3,5% da superfície visível da Lua. Mas além de eclipsada, nossa vizinha cósmica também estava cheia e passando por seu periélio, ponto da órbita lunar mais próximo da Terra, ou seja, temos aqui um belo registro de um eclipse da “superlua”.

Leia também:  “Último Exame da Humanidade”: o projeto que quer medir limites da IA

O post Fusão de galáxias e eclipse lunar nas Imagens Astronômicas da semana apareceu primeiro em Olhar Digital.


Publicado

em

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *