Você já deve ter comido na vida uma batata recheada. Ou, traduzindo ao pé da letra do inglês, uma batata assada (baked potato). Existem vários restaurantes que oferecem o prato e até algumas redes especializadas nele. Conheço também várias pessoas que cozinham a iguaria em casa.
Sim, é um prato bem famoso. Agora, não sei vocês, mas eu não me lembro da última vez que saí de casa e comi uma dessas batatas. Faz mais de 3 anos. Tranquilamente.
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Essa minha falta de interesse repentina aconteceu também em outras partes do mundo. Até mesmo no Reino Unido, onde o prato é considerado uma tradicional refeição.
Alguns lojistas de lá reclamavam de uma queda no movimento. Que foi revertida recentemente, graças ao TikTok e a um trailer específico.
Sim, a plataforma de vídeos curtos praticamente ressuscitou a iguaria. E tornou o trailer dos Spud Brothers um verdadeiro ponto turístico da cidade de Preston.
A plataforma de vídeos da chinesa ByteDance vem mudando a forma como as pessoas consomem produtos e serviços – Imagem: Eliseu Geisler/Shutterstock
Um fenômeno das redes sociais
Preston não é uma cidade grande: tem pouco mais de 100 mil habitantes.
É como se fosse uma Jandira, no interior de São Paulo – ou uma Bagé, no Rio Grande do Sul.
Por ficar a mais ou menos meia hora de trem de Manchester, Preston também não atraía tantos turistas assim, que preferiam visitar a vizinha e seus dois gigantes do futebol.
Só que há 2 anos aproximadamente, Preston começou a receber visitantes do mundo todo.
É gente dos Estados Unidos, da África do Sul e até mesmo do Japão.
E eles não caem em Preston à toa; a ideia é visitar a cidade e comer a famosa batata assada dos Spud Bros.
Os irmãos Jacob e Harley Nelson são os responsáveis por cuidar da loja e também mantêm um perfil no TikTok que já tem mais de 2,6 milhões de seguidores.
Eles não faziam nada demais: mostravam a rotina de trabalho e anunciavam algumas promoções (como o primeiro cliente do dia come de graça).
Só que o algoritmo os transformou em verdadeiras estrelas.
No ano passado, por exemplo, suas postagens foram visualizadas 1,5 bilhão de vezes na plataforma e as visualizações estão em 10 milhões por dia.
O TikTok e o renascimento da batata assada
A equipe do jornal The Guardian conversou com os empreendedores/influenciadores e eles disseram como a rede social mudou a vida deles.
Antes do perfil estourar, o público deles era muito menor e tinha idade entre 50 e 70 anos. Hoje, a comida quase esgota todos os dias e a fila está lotada de jovens, alguns abaixo até dos 18 anos.
O pai dos irmãos Nelson, que cuidava do negócio, disse que nada mudou, a não ser o perfil no TikTok. Os preços sempre foram competitivos (uma batata custa algo em torno de 5 libras, o que dá uns R$ 35) e a quantidade de comida é bem servida. O diferencial mesmo foi estourar na plataforma de vídeos.
Como a gente mostrou aqui no Olhar Digital, o TikTok vem mudando a forma como as pessoas consomem os produtos e serviços. Foi assim no turismo e agora acontece com a culinária e gastronomia.
O fenômeno Spud Bros não se limitou à barraquinha deles apenas. Outros restaurantes de batata assada no Reino Unido também cresceram nos últimos meses. As pessoas voltaram a se interessar pelo prato (e eu também!). Graças ao TikTok.
O TikTok deixou de ser a plataforma das dancinhas há muito tempo, e hoje oferece um conteúdo muito mais diversificado – Imagem: Kaspars Grinvalds/Shutterstock
As informações são do The Guardian.
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