5 professores de português para seguir nas redes sociais

Quem nunca ouviu dizer que a língua portuguesa é um dos idiomas mais difíceis de se aprender? Estudar todas as regras e particularidades pode ser entediante, mas alguns professores usam a criatividade para captar a atenção dos alunos nas redes sociais. 

Conheça cinco professores de português que você pode seguir nas redes sociais: 

Leia Mais

USP abre inscrições para oficina de redação gratuita e on-line; saiba mais

Dicas de redação: quando usar a crase?

Redação do Enem: leia 5 textos que tiraram nota mil em 2023

Sob ou sobre? Estada ou estadia? É esse tipo de dúvida que a professora Letícia Góes, do canal Português com Letícia, resolve no YouTube para mais de 1,3 milhão de inscritos, ajudando vestibulandos e candidatos a concursos a estudarem para as provas. 

No Instagram e no TikTok, a professora aproveita para resolver questões com seus seguidores. 

View this post on Instagram

A post shared by Letícia Góes (@portuguescomleticia)

Leia também:  Marta Suplicy: quem é a vice de Guilherme Boulos

A professora Simone Porfiria acumula mais de 500 mil seguidores no Instagram e no TikTok somados, onde ela ensina seus alunos a não caírem em pegadinhas do português e a evitarem erros comuns na língua portuguesa.

@simoneporfiria

Quando a gente coloca o verbo na frente do sujeito precisa ter muitoooo cuidado pra não derrapar. Nessa pegadinha todo mundo pode cair: menos você! #dicasdeportuguês #aprendanotiktok #concordânciaverbal

♬ som original – Simone Porfiria

Com mais de 5 milhões de inscritos no YouTube, o professor Noslen Borges cativou seu público ao ensinar português de forma bem-humorada. Seu conteúdo prepara os estudantes que vão prestar o Enem (Exame Nacional de Ensino Médio) com resolução de questões e aulas de gramática, por exemplo. 

No Instagram e no TikTok, Noslen produz conteúdo baseado no cotidiano. 

@professornoslen

Leia também:  “Friends”: confira 8 curiosidades sobre a série que você pode não saber

Será que é MARCA mesmo? Eu fiz um vídeo há algum tempo sobre o plural de rímel e muitas pessoas vieram me falar que rímel era marca, não era uma palavra da Língua Portuguesa. Será? Ah, eu adoro quando vocês duvidam das informações que eu trago porque aí essa desconfiança vira mais um vídeo aqui nas redes. Rímel, Xerox, Cotonete, Gilete e Cândida são SIM palavras da Língua Portuguesa. Inclusive já estão até dicionarizadas e são reconhecidas pelo VOLP. Quando trocamos os nomes dos produtos pelo nome da marca chamamos isso de metonímia e esse processo é mais frequente no nosso dia a dia do que você imagina. Inclusive ISOPOR já foi marca e hoje é o termo que substitui o nome original, Poliestireno Expandido – EPS. E aí, quais outros produtos que você conhece e chama pelo nome que antes era a sua marca? #metonimia #linguaportuguesa #figurasdelinguagem #duvida #casal #humor

Leia também:  CEO do Al-Nassr elogia postura de CR7: “Não controla o clube, mas dá direções”

♬ som original – professornoslen

Já a professora Pamba tem mais de 2,5 milhões de inscritos no seu canal do YouTube, onde ela publica vídeos explicativos sobre interpretação de texto e redação. No Instagram, ela cria conteúdos mais curtos tirando dúvidas dos seus 341 mil seguidores. 

View this post on Instagram

A post shared by Professora Pamba | Português e Redação (@pambrandaoo)

Vale lembrar que apenas acompanhar esses perfis não vai salvar seu desempenho na área de linguagens nem a sua redação do Enem. Nesta reta final, é importante focar nos principais temas que podem cair no exame. Confira outras técnicas de estudo neste link.

Confira 5 possíveis temas da redação do Enem 2024

Este conteúdo foi originalmente publicado em 5 professores de português para seguir nas redes sociais no site CNN Brasil.


Publicado

em

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *