O processo de envelhecimento é irreversível. No entanto, os hábitos que garantem uma qualidade de vida melhor são uma escolha! Por isso, seguir algumas dicas para cuidar da saúde aos 50 anos pode fazer dessa fase, uma boa preparação para a melhor idade.
Além das inúmeras medidas de prevenção, para evitar maiores complicações no corpo, há também muitos benefícios, como manter-se ativo e com uma mente saudável. Confira agora, como alcançar bem-estar e conforto ao chegar aos 50, com as nossas sugestões.
Leia mais
Com que idade uma pessoa pode ser considerada “velha”? (Segundo a ciência)
8 dicas para envelhecer bem física e psicologicamente
Quando entramos na velhice, segundo a ciência?
O que muda no corpo depois dos 50 anos?
Antes de saber quais dicas de saúde seguir aos 50 anos, entenda como o seu corpo chega nessa idade. De acordo com especialistas, aos 50 anos o corpo humano sofre mudanças no sistema imunológico e o organismo fica mais propenso a algumas doenças.
Sobretudo, é nessa idade que há uma acentuada redução na densidade óssea, por conta disso, podem surgir doenças como: osteopenia e osteoporose. Além disso, também acontece uma combinação nada favorável ao corpo nessa fase, como o acúmulo de gordura corporal e a redução ainda maior de massa muscular.
De acordo com a ciência, também há a diminuição da função cognitiva e da memória. Sem contar que aos 50 existe maior probabilidade de surgimento de doenças de desgaste da vida, aparecendo os problemas oftalmológicos. Outras complicações no organismo podem aparecer, como alterações no trato gastrointestinal e cardiovasculares, redução de hormônios e menor absorção de nutrientes dos alimentos.
Como cuidar da saúde aos 50 anos?
1) Siga à risca o cardápio do nutricionista
Entre as dicas de saúde para seguir aos 50 anos, essa está no topo da lista por sua extrema relevância no quadro clínico de qualquer pessoa. Afinal, cada um apresenta diferentes fatores que apresentam necessidades específicas em relação à alimentação.
Então, não vale seguir a dieta de um terceiro, só porque essa funciona para ele. Talvez você precise de uma quantidade maior de nutrientes e tenha deficiência de alguma vitamina que a outra pessoa não tem.
Além disso, em casos que pacientes tem problemas de diabetes, insuficiência renal e tireoide, há certos tipos de “alimentos saudáveis”, que não podem ser consumidos.
2) Não ignore os sinais do corpo
Para entender melhor essa dica, basta relembrar o que aconteceu com o apresentador Otaviano Costa. Em uma viagem em família, ele sentiu uma dor nas costas que resolveu não ignorar. E ao voltar de viagem, procurou um médico, fez alguns exames e, acredite se quer, descobriu um aneurisma da artéria aorta.
O apresentador, que tem 51 anos, teve que fazer uma cirurgia do coração para tratar a doença e hoje se encontra em recuperação ao lado de sua família em casa. Agora, imagine se ele volta daquela viagem sem dar a mínima importância aquela dor nas costas. Segundo especialistas, o aneurisma na aorta pode levar a morte súbita, pois a aorta pode romper em qualquer momento quando chega a esse quadro.
Então, melhor do que esperar um sinal, é manter a regularidade nas visitas aos médicos especialistas e não deixar para fazer os exames de rotina de última hora.
3) Tenha uma vida ativa
Conforme dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) de 2022, 13.454.522 milhões de trabalhadoras e trabalhadores com idade superior a 50 anos estão ativos em uma variedade de ocupações no Brasil.
No entanto, há muitas pessoas que nesta idade já podem desfrutar de uma rotina menos agitada e, por conta disso, não sabem bem o que fazer com tanto tempo disponível. Então, a dica é: procure manter-se ativo! Sobretudo, escolha atividades que ocupem a mente e exercite o corpo, ao mesmo tempo.
Além disso, mesmo as pessoas que estão ativas no mercado de trabalho aos 50 anos, também vale a dica. Afinal, mesmo com uma rotina de serviço, muitos são sedentários e não praticam nenhuma atividade física.
4) Melhore as habilidades cognitivas
Para amenizar a redução da capacidade cognitiva, é possível praticar atividades que promovem a melhoria do desempenho em domínios, como memória, atenção, raciocínio, juízo, imaginação, pensamento e até mesmo linguagem.
A partir daí existe um leque de oportunidades para fazer, desde aprender algo novo, fazer novos amigos, participar de grupos de leitura ou de atividades físicas, dançar, ouvir músicas, meditar, entre outros.
5) Tenha uma autopercepção positiva sobre o envelhecimento
Antes de mais nada, pratique o autoconhecimento e reflita positivamente sobre o envelhecimento. Sobretudo, tenha em mente, que assim como na flor de sua juventude, essa fase também é única na vida. Além disso, é um processo natural e há várias formas de se a aproveitar.
Então, permita-se apreciar os seus 50 anos com toda a experiência e bagagem que te trouxeram até aqui, não abrindo mão do bem-estar e da companhia das pessoas que ama.
O post 5 dicas da ciência para cuidar da saúde aos 50 anos apareceu primeiro em Olhar Digital.
Deixe um comentário